Quem está por trás do ouro ilegal do Brasil ? Por José Osmando de Araújo

O garimpo ilegal cresceu mais de 60% na Amazônia de 2020 até 2022

O garimpo ilegal cresceu mais de 60% na Amazônia de 2020 até 2022 | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Osmando de Araújo

Era 21 de Janeiro de 2023. Mal o Brasil se recuperava do susto causado pelas ações golpistas de 8 de janeiro, e o mundo se depararia com cenário destruição e morte, na maior e mais recente tragédia humanitária do país, resultado da agressiva e consistente invasão de garimpeiros ilegais às terras das aldeias Yanomamis, no Estado de Roraima, na Amazônia.  

Foi nesse dia que o presidente Lula levou os ministros do Desenvolvimento Social (Wellington Dias), da Saúde (Nísia Trindade) e dos Povos Indígenas (Sônia Guajajara), para ver o que se passava nesses territórios Yanomamis, que constituem a maior reserva indígena do Brasil.  

ABANDONO 

A presença de Lula não foi apenas a visita de um Presidente a um local que clamava por socorro. Ela teve tamanho significado, que nas 24 horas que se seguiram, o assunto teve 5 vezes mais menções nas redes sociais que as mentiras espalhadas pelos bolsonaristas naquele momento. Foi, de forma eficiente, a maneira que o governo escolheu para pautar o debate sobre os garimpos ilegais e sobre a situação dos indígenas brasileiros, submetidos a rigoroso abandono durante os quatro anos do período Bolsonaro e a baixíssima atenção no período Temer.  

DESTRUIÇÃO DE FLORESTAS 

No caso do ex-presidente recente, não apenas isso: as porteiras dessa enorme reserva foram escancaradas para que garimpeiros ilegais tomassem o território, promovessem uma gigante destruição das florestas, contaminassem por mercúrio o leito dos rios e demais lençóis freáticos, e levassem à morte, em quatro anos, cerca de 570 crianças, mulheres e idosos. 

O depoimento do coordenador jurídico do Conselho Indígena de Roraima, Ivo Cípio Aureliano, é contundente: todos os garimpos existentes em Roraima são ilegais e estão localizados dentro das terras indígenas. Em 2021, por meio do Projeto de Lei 191/2021, Bolsonaro prometeu “legalizar” essas atividades clandestinas nas reservas indígenas, e isso só fez aumentar as invasões, carregando toda série de violência, embora o projeto não tenha obtido aprovação do congresso. Bastou a intenção, que serviu como um “vai lá”. 

CAPITAL INTERNACIONAL 

A obsessão do governo federal em abrir as fronteiras da mineração, a pretexto de estimular a exploração de riquezas minerais, tem alinhamento e suporte com o interesse do capital internacional. E como se sabe que as terras demarcadas como reservas contém imensurável presença de ouro, minério de ferro e outros tantos minerais de interesse bélico e de valor financeiro gigante, as áreas dos indígenas foram liberadas. 

INVASÕES ILEGAIS

Grandes empresas transnacionais voltaram-se para o Brasil com ganância espantosa. E como a legislação brasileira historicamente criou barreiras à exploração, as potentes empresas estrangeiras exercem relevante papel no estímulo às invasões ilegais. Na Amazônia, hoje, é difícil separar o que é garimpo legal do garimpo ilegal, até porque a forma como é contabilizada a saída do ouro, extraído dessas áreas, cai sempre na mesma peneira. 

SISTEMA FINANCEIRO

O prejuízo ao Brasil com o contrabando é algo sem medida. Em 2020, calculava-se, por exemplo, que mais de 35 toneladas de ouro eram retiradas ilegalmente, por ano, do Brasil, algo em torno de seis vezes mais do que o governo conseguia que fosse declarado legal. O garimpo ilegal cresceu mais de 60% na Amazônia de 2020 até 2022 e tem ligação direta com o sistema financeiro. 

Um estudioso do tema mineração, Márcio Zonta, denuncia que o ouro extraído ilegalmente é “esquentado pelo Banco Central brasileiro, que depois envia para as instituições financeiras. Esse ouro vai para o coração financeiro, da Paulista, em São Paulo.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES