Quem fuma corre mais risco de contrair tipo de HPV e tem mais dificuldade de lutar contra vírus, diz estudo

Quem fuma corre mais risco de contrair tipo de HPV e tem mais dificuldade de lutar contra vírus, diz estudo

Cigarro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado nesta quarta-feira sugere que o cigarro aumenta a propensão de uma pessoa contrair um tipo do HPV que provoca a maior parte dos cânceres de garganta associados ao vírus. A pesquisa foi feita na Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e divulgada no periódico Jama.

A maioria das pessoas infectadas pelo HPV é capaz de combatê-lo sem maiores dificuldades. No entanto, em uma parcela dos casos, o vírus permanece no organismo e pode levar a doenças mais graves, como o câncer de colo do útero e tumores orais.

Segundo os pesquisadores americanos, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao HPV e têm maiores dificuldades em lutar contra o vírus. Porém, os fatores que aumentam essa vulnerabilidade ainda não são conhecidos.

O estudo analisou os dados de 6 887 pessoas que participaram de um estudo nacional sobre saúde nos Estados Unidos entre 2009 e 2012. Os pesquisadores observaram que a prevalência do tipo 16 do vírus HPV foi maior entre aquelas que tinham maiores níveis de substâncias relacionadas ao cigarro no corpo. O HPV16 é responsável por 90% dos casos de câncer de garganta associados ao vírus.

A pesquisa também mostrou que a vulnerabilidade ao vírus HPV16 aumentou mesmo entre ex-fumantes e pessoas que não fumavam, mas que eram expostas ao cigarro frequentemente. No entanto, os fumantes atuais foram os que tiveram o maior risco de contrair o vírus. Segundo o estudo, a cada três cigarros no dia, as chances de infecção pelo HPV16 aumenta em 31%.

As principais causas de câncer de garganta são cigarro, álcool e o HPV, como explica Gypsyamber D’Souza, professora da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo. O tipo 16 do HPV não é comum na população, mas sua infecção aumenta em 30% o risco de tumores orais.

“A nossa pesquisa sugere que o cigarro pode fazer com que as infecções pelo HPV sejam menos combatidas e, assim, com que os fumantes tenham um risco maior de eventualmente desenvolver o câncer de garganta”, diz Gypsyamber. De acordo com a pesquisadora, é possível que o cigarro enfraqueça o sistema imunológico e dificulte o combate ao HPV.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES