Quem reduzir entre 10% e 20% do consumo terá desconto na conta de luz

Valor final do bônus ainda está sendo fechado, mas não deve haver aporte do governo

Quem reduzir entre 10% e 20% do consumo terá desconto na conta de luz | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo está finalizando os detalhes do programa que dará incentivos para os clientes residenciais e de pequenos comércios (que são atendidos por distribuidoras de energia) reduzirem de forma voluntária o consumo de eletricidade. Pelo programa, ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10%. O bônus na tarifa deve valer até uma redução de 20% — acima disso não haveria benefícios.

Segundo informações do IG, a medida faz parte das ações do governo por conta da crise hídrica, a pior em 91 anos, que ameaça o fornecimento de energia elétrica. O valor exato do desconto ainda passa por refinamento por parte dos técnicos do Ministério de Minas e Energia. O objetivo é que o programa comece a valer em setembro e se estenda até abril.

Pelo programa, ganharia um desconto nas contas de luz quem diminuir o consumo em pelo menos 10% - Foto: Agência Brasil

Até sexta-feira, o governo trabalhava com a perspectiva de um bônus de R$ 1 por cada kilowatt-hora (kWh) do volume de energia acima da meta de 10%. Esse valor, porém, foi considerado muito oneroso para o sistema elétrico e o desconto final será menor. O valor final não está definido e deve ser alvo de discussões nesta segunda-feira (30).

O desconto será pago para quem economizar acima da faixa de 10%. Portanto, abaixo disso, não haveria um desconto — apenas a redução normal pela queda de consumo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES