“Queremos fazer o carnaval da inclusão“, diz presidente da FMC de Teresina

Conforme a prefeitura, a capital terá 30 blocos e festas no Centro para atrair a população para o comércio

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) recebeu nesta quarta-feira (25) a pré-seleção de idosos e pessoas com deficiência (PCD) para majestades do Carnaval de Teresina 2023. 

Foram selecionados cinco casais de cada categoria para competir no dia 3 de fevereiro, no Iate Clube, para o concurso oficial. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Ênio Portela, disse que um dos seus objetivos é tornar as festas carnavalescas mais inclusivas e acessíveis para a população. 

“Queremos fazer o carnaval da inclusão", diz presidente da FMC de Teresina (Foto: Raissa Morais)

“Pela primeira vez, a pedido do prefeito Dr. Pessoa, igualamos o valor de premiação das Majestades como forma de inclusão. Cada um vai receber R$ 7 mil reais, o maior prêmio da história do Carnaval de Teresina. Até então, Rei Momo e Rainha do Carnaval recebiam mais do que Rei e Rainha PCD, Rainha Trans e Rei e Rainha da Pessoa Idosa. Essas mudanças estão acontecendo porque nós queremos fazer o carnaval da inclusão", falou Ênio. 

Ainda de acordo com o presidente da FMC, este é um momento que faz parte da tradição de Teresina e que também tem como foco aquecer a economia e revitalizar espaços do Centro da cidade.

“Carnaval é cultura, entretenimento e também tem um caráter socioeconômico muito forte. É uma festa que tem que ser para todos e movimentar, principalmente, o pequeno empreendedor que tem sua barraquinha e que gosta de vender seus produtos nas prévias”, falou.

Conforme a prefeitura, a capital terá 30 blocos e festas no Centro para atrair a população para o comércio. “É um desafio. pela primeira vez, vamos fazer prévias de carnaval públicas, algo que a cidade estava precisando. teremos uma programação extensa, que vai percorrer vários bairros e contemplar todas as áreas”, disse Ênio Portela.

O Circuito das prévias carnavalescas acontece aos finais de semana de janeiro, em praças e teatros de diversos bairros da capital, a partir das 18h.  Na próxima sexta-feira (25), por exemplo, o bairro Santa Luz, na Zona Rural de Teresina, recebe as atrações Diago Acordeon e Nélio Lima. No Teatro do Boi, no bairro Matadouro, se apresentam Leide Santos e Cleiane Lima.

O presidente da FMC também deu detalhes sobre o tradicional Corso de Teresina, que sofreu uma redução de 33% do percurso em razão de uma decisão judicial que proibiu a realização de eventos festivos no trecho da Ponte Estaiada e o cruzamento com a Avenida Universitária.

O corso Zé Pereira vai acontecer no dia 11 de fevereiro, a partir das 16h, no Complexo Cultural e Turístico Mirante da Ponte Estaiada, tendo como partida a Avenida Jóquei Clube, no bairro de Fátima, Zona Leste de Teresina, e se dispersando na Avenida Dom Severino. O evento é gratuito.

“O percurso do Corso ficou 33% mais curto na sua dimensão. No entanto, investimos na organização e vamos deixar o evento visualmente mais bonito. Ambulantes ficarão de um lado e os camarotes de outro. Teremos três palcos espalhados pela Avenida [Jóquei Clube]  para passagem dos caminhões. Tivemos várias reuniões com Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Bombeiros, é um evento importante para o nosso calendário e vai deixar o teresinense animado”, falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES