Raimunda Linhares da Silva: o retrato da força e a determinação da mulher

Mãe, agropecuarista e empreendedora, Raimunda Linhares da Silva se despede aos 92 anos e deixa um legado emocionante.

Raimunda Linhares da Silva: o retrato da força e a determinação da mulher | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira.

Empoderada, Raimunda Linhares da Silva, deixa aos 92 anos um legado de determinação,trabalho e amor; amor pelo Piauí, pela família e pelos laços que construiu ao longo da sua trajetória. 

Matriarca da família, teve 10 filhos, 24 netos e 13 bisnetos, transmitindo a todos mensagens positivas, de superação, crescimento pessoal e garra para superar as barreiras da vida

Natural de Sobral, no Ceará, Raimunda Linhares da Silva escreveu a sua história no Piauí,e aqui calcou um caminho de muito sucesso, deixando saudades naqueles que tiveram a honra de conhecê-la. À frente do seu tempo, foi uma mulher de fibra, e na função de agropecuarista e empreendedora, conquistou seu espaço na sociedade com muito trabalho; trabalho, aliás, que amava e desenvolvia com maestria.

Cercada pela família, Raimunda Linhares da Silva mostra o quão era admirada e amada (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Destemida e de múltiplas qualidades, se esmerava na leitura e na transmissão de conhecimento, sabedoria que ao longo das décadas, a transformou numa personalidade de destaque em todo o Estado. O seu falecimento, ocorrido recentemente, não apaga as marcas que ela deixou fincadas, a mantendo viva em memória e sentimento

"Era uma mulher empoderada, a frente do seu tempo, desde cedo sabia o que queria, tinha uma personalidade forte; ela gostava de passar conhecimento a todos, antes mesmo de se falar em rede de contatos, ela já havia construído uma e dialogava bem com os diversos setores", afirma Jacinta Azevedo, filha de Raimunda Linhares.

Raimunda Linhares da Silva cativava a todos e mantinha ligações fiéis, indivisíveis (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A matriarca da família Linhares da Silva, também tinha uma sensibilidade incrível, amava música, o contato com o campo, com a natureza. Nas andanças pelo Piauí, residiu em Piripiri, Campo Maior, Altos e Piracuruca, deixando em cada canto um pouco do seu espírito jovem e dinâmico, e ao lado do marido José Napoleão Cavalcante de Azevedo (in memorian), traçou um caminho sólido, sustentado na honra e no amor pela vida. 

Independente, desde cedo ela mostrava o seu amor pelo trabalho (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

"Era uma pessoa muito observadora, extremamente inteligente e amava demais o trabalho, ela foi a segunda mulher a tirar a habilitação no Piauí e dirigiu até os 91 anos. Ela também tinha uma sensibilidade incrível", relembra Jacinta Azevedo.

O amor pela leitura, pelo conhecimento, era uma de suas características mais marcantes (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Sensibilidade conferida ainda na cozinha, Raimunda dedicava-se com carinho em cada prato e surpreendia pela habilidade natural. Aliás, a sua facilidade em aprender era surpreendente, inquieta, não parava, e mesmo antes de se falar no poder do conhecimento, do pensamento positivo, ela já propagava tal estilo de vida. "Ela fazia curso de pensamento positivo, da força da palavra, ainda na década de 90. E também era adepta da alimentação natural, e dos benefícios dela para a saúde", diz Jacinta Azevedo

Única, pioneira, observadora e realmente marcante. A trajetória de Raimunda Linhares da Silva simboliza a força da mulher e o quão a determinação, coragem e sensibilidade tem o poder de nos levar exatamente ao lugar onde queremos. Deixa saudades.

Raimunda Linhares da Silva deixa um legado de dedicação e força (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES