Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países

Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia | Joe Giddens/Pool Photo/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: AP

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", informou a Casa Real britânica.  

Leia Mais

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: Reuters

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Supervisão médIca

A monarca foi colocada sob supervisão médica após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro de saúde, informou nesta quinta-feira (8) o Palácio de Buckingham.

"Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral", declarou o palácio de Buckingham em comunicado.

No poder há 70 anos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, desmarcando ou adaptando uma série de eventos oficiais.

A  rainha Elizabeth II celebrou seu 70º aniversário como soberana do Reino Unido e da Commonwealth britânica (grupo de países que reúne as ex-colônias britânicas).

Ela reinou por mais tempo do que qualquer um de seus ancestrais britânicos — incluindo a rainha Vitória, que ocupou o trono por mais de 60 anos — e atualmente é a soberana viva mais longeva do mundo.

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos Foto: Joe Giddens/Pool Photo/AP 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES