A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: APRainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: AP

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", informou a Casa Real britânica.  

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: ReutersRainha Elizabeth morre aos 96 anos Foto: Reuters

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Supervisão médIca

A monarca foi colocada sob supervisão médica após sua equipe de saúde expressar preocupação com seu quadro de saúde, informou nesta quinta-feira (8) o Palácio de Buckingham.

"Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral", declarou o palácio de Buckingham em comunicado.

No poder há 70 anos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, desmarcando ou adaptando uma série de eventos oficiais.

A  rainha Elizabeth II celebrou seu 70º aniversário como soberana do Reino Unido e da Commonwealth britânica (grupo de países que reúne as ex-colônias britânicas).

Ela reinou por mais tempo do que qualquer um de seus ancestrais britânicos — incluindo a rainha Vitória, que ocupou o trono por mais de 60 anos — e atualmente é a soberana viva mais longeva do mundo.

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos Foto: Joe Giddens/Pool Photo/AP Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos Foto: Joe Giddens/Pool Photo/AP