Raiva deixa Fundação Municipal de Saúde em estado de alerta

A Fundação Municipal de Saúde convoca a população para imunizar seus animais no próximo dia 10 de novembro

Os estados vizinhos têm registrado muitos casos da doença, principalmente o Maranhão. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o mês de novembro, proprietários de cães e gatos poderão levar seus animais de estimação ao posto de saúde mais próximo, pois será realizada a campanha de vacinação contra a raiva, que em Teresina é organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Dia 10 de novembro é o início da campanha, quando que acontecerá o dia D na Zona Urbana.

Nos sábados seguintes, o alvo será a Zona Rural, sendo dia 17 na Sul, dia 24 na Leste, dia 1º de dezembro na Sudeste e dia 08 de dezembro na Norte.

De acordo com Cícero Lages, Coordenador da Equipe de Controle de Raiva e Leishmaniose do Centro de Zoonoses da FMS, a situação de estados vizinhos, como o Maranhão e o Ceará, exige uma vigilância constante por parte do Piauí.

?Dos 77 casos de raiva canina registrados no país no ano passado, 55 ocorreram no Maranhão. O estado também registrou dois óbitos humanos por conta da doença. Além disso, houve uma morte também no Ceará. O Piauí está no meio desses dois locais, e isso exige uma prevenção mais rigorosa?.

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Uma das formas de se fazer o controle desta doença é a vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, que têm maior proximidade com os seres humanos?.

?A raiva é uma doença que se atingir o homem pode ser letal. Por isso, a única forma de prevenir isto é através da campanha de vacinação em todos os cães e gatos. Neste sentido é importante que todos os proprietários de bichos compareçam aos postos de vacinação no dia 10?, ressalta Cícero.

De acordo com a Gerência de Zoonoses da FMS, a meta é vacinar um total de 137.723 animais, sendo 120.245 da zona rural e 17.478 mil da zona urbana. Para isso, a vacina estará disponível em 376 postos de saúde por toda a capital.

?A cobertura vacinal das campanhas contra a raiva é considerada satisfatória, a população costuma se preocupar, levando o animal ao posto de vacina mais próximo da sua residência. Resultado disso é que desde a década de 80, em Teresina não se registra nenhum caso de raiva humana?, destacou Lages.

A última cobertura realizada em 2011 alcançou um percentual de 77,58%. Desta vez, o trabalho a ser feito deve cobrir esse valor e ser superior a 80%.

Para que tal trabalho seja realizado é importante que os proprietários de cães e gatos compareçam aos postos de vacinação (Zona Urbana), nos horários de 8 da manhã às 15 da tarde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES