Rastro de destruição: Incêndio se alastra e mata animais silvestres

Operação Panemorfi (que significa Bonito em grego) conta com mais de 50 bombeiros militares, que estão atuando no combate ao incêndio e também no monitoramento das chamas na região da Serra da Bodoquena.

cobra morta | Corpo de Bombeiros-Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sucuri de cerca de 5 metros foi achada morta em incêndio na cidade turística de Bonito, região de Mato Grosso do Sul. A queimada já dura mais de quatro dias, matando inúmeros animais e deixando um rastro de destruição na vegetação. O Corpo de Bombeiros se deslocou em direção ao Parque Nacional da Serra Nacional da Bodoquena.

“Fomos mobilizados para a cidade de Bonito perto de uma fazenda e, desde então, foram vários focos em Bonito. Isso começou na última quarta-feira (7) e, agora, estamos na parte de rescaldo. A área total do fogo está sendo calculada e estamos aguardando a imagem do satélite para falar com maior precisão. Acreditamos ser de 2,7 mil a 3 mil hectares perdidos”, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros contou ao portal G1.

Incêndio matou vários animais na Serra Nacional da Bodoquena. (Foto: Corpo de Bombeiros-Divulgação)

Além disso, a Operação Panemorfi (que significa Bonito em grego) conta com mais de 50 bombeiros militares, que estão atuando no combate ao incêndio e também no monitoramento das chamas na região da Serra da Bodoquena.

Segundo a assessoria, estão sendo utilizados dois aviões, 11 viaturas e duas embarcações, nesta operação especial de combate a incêndio florestal iniciada pelos bombeiros. No entanto, esta já é a segunda operação do ano.

“É uma área grande e equipes foram enviadas para o que o fogo não chegue ao parque, enquanto outra permanece atuando no rescaldo. Vimos muitas cenas tristes de animais mortos. Por sorte, um cervo foi resgatado. Ele corria contra o fogo, desorientado, e nós o levamos para uma área protegida”, conta ao portal G1.

Sucuri foi um dos animais encontrados carbonizados. (Foto: Corpo de Bombeiros-Divulgação)

Leia Mais

Resgate

O sargento Anderson Silvio Mendes acompanhou o resgate do animal que estava desorientado. “Eu tentei umas duas vezes, ele conseguiu se desvencilhar, mas, ele foi se encaminhando para o local que estava queimando. Na terceira tentativa, consegui resgatá-lo e levar para uma área que já estava livre da queima. É uma satisfação tremenda a gente poder salvar um ser, que ainda tinha toda a vida pela frente e também poder restaurar a natureza”, falou o sargento.

Conforme o Capitão Valdeck de Siqueira Santos, na manhã deste domingo (11), foram encontradas uma anta, um cateto e uma sucuri de cerca de 5 metros e 80 kg carbonizados.

Cervo também não resistiu ao fogo. (Foto: Corpo de Bombeiros-Divulgação)

“Estávamos fazendo a vistoria nas proximidades da fazenda São João, ainda na parte da área de Bonito, quando nos deparamos com esta sucuri que, infelizmente, não conseguiu se livrar das chamas. Lamentável”, comentou o capitão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES