Reabertura da Potycabana será nesta quinta e cria expectativa em Teresina

O parque tem a proposta de voltar a ser opção de lazer, convivência e práticas desportivas

Nova Potycabana promete se tornar um dos maiores centros de práticas esportivas em todo o Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reabertura da Nova Potycabana vem gerando expectativas. O parque, construído na década de 90, foi uma importante área de lazer e estava fechado desde 2008. Com sua reabertura na próxima quinta-feira (16), voltará a ser opção de lazer, convivência e práticas desportivas para os teresinenses.

Para Tiago Resende, praticante da corrida, a expectativa para inauguração do parque é grande. ?A nova Potycabana será uma ótima opção, apesar de já termos outros locais para caminhada e corrida, como as Avenidas Raul Lopes e Joaquim Nelson, haverá no mesmo espaço a possibilidade de praticar outros esportes.

Mais uma opção de lazer é sempre bem-vinda?, disse Tiago Resende, A revitalização foi pensada para atender um público diversificado que precisa de um lugar seguro para caminhar, praticar esportes e brincar.

?Essa é uma área de lazer onde podemos trazer nossas crianças para andar de bicicleta, uma área fechada que proporciona tranquilidade e segurança, além disso, estará aberta todos os dias?, comemora Sulene Aranha Lima, 44 anos, avó de Heric, 8 anos.

Com 15 mil metros quadrados de áreas verdes, o Parque Potycabana, que ocupa uma área total de 43 mil metros quadrados, na zona Leste de Teresina, engloba espaços voltados a práticas esportivas, lazer e apresentações culturais.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto de transformação do local, Leila Landim, os espaços oferecidos fomentam a mudança de hábitos da população.

?Tivemos a preocupação de arborizar o máximo de espaços possíveis e todos os locais do parque estão interligados.

Para as pessoas que costumam fazer caminhadas à noite, por exemplo, a pista de caminhada tem todo o percurso iluminado. O parque contribui para a mudança de hábito do teresinense, que vai poder se utilizar dos espaços nos mais variados horários?, disse a arquiteta.

Para Marlene Freitas, a pista de caminhada do parque é um dos locais mais requisitados. A senhora, que há quatro anos pratica atividades físicas diariamente, diz que a iniciativa de caminhar contribui diretamente para a melhoria de sua qualidade de vida. Aos 68 anos, aposentada, avó de 10 netos, vê no parque um local para a prática do exercício físico.

?Depois que comecei a caminhar, durmo melhor, e não sinto tantas dores como antes. Há muito tempo esperava um local como a Potycabana para frequentar com tranquilidade?, relata.

A prática de atividade física, com recomendação médica e acompanhamento profissional, ajuda a potencializar hábitos saudáveis. ?Toda e qualquer atividade física traz benefícios.

Para pessoas mais velhas, a caminhada é uma boa opção e para jovens, esportes coletivos, que propiciam um gasto calórico maior é mais aconselhável.

Toda pessoa deve, no mínimo, realizar 30 minutos de atividade física, e em um espaço que engloba várias opções de atividades, como o Parque da Potycabana, fica mais fácil fomentar isso? confirma o educador físico, Alisson Barcelar.

Escolinha e circuito anual de Skate

Outros espaços no parque, também voltados para a prática de esportes, podem ser utilizados pela população, como a ciclovia, quadras de tênis, badminton, futsal, campo e pista de skate. Essa última foi construída com a assessoria de projeto do presidente da Associação Teresinense de Skate (ATS) de Teresina, Thiago Costa.

Para o skatista, a construção da pista de streek contribui positivamente para a prática do esporte, por responder as demandas crescentes dos esportistas da modalidade na capital e, também, pelo espaço estar bem localizado. O projeto vai além da construção da pista e irá oferecer escolinha de skate e circuito anual do esporte.

"A pista de skate está sendo muito esperada por todos os skatistas, não só por mim, e a gente vem comentado muito isso. Teresina está crescendo agora no aspecto de locais para prática de esportes. Acho que a Potycabana conseguiu englobar o skate dentro de uma forma bem mais ampla de lazer.

Vai ser um dos melhores locais para se andar, por conta dos pontos de segurança da Polícia Militar, e ainda vai ser aberto direto. Para o Skate é uma conquista muito grande, há muito tempo a gente vem batalhando para conseguir pistas em espaço público.

Até já temos algumas, mas a da Potycabana vai ser um dos pontos principais para a prática desse esporte", afirma Maurício Pokémon, fotógrafo e skatista.

Diego Araújo, que é ciclista, também ressalta as qualidades da estrutura do parque. "Acho que tem tudo para ser um ótimo ponto de encontro, de lazer e descontração em Teresina, e não só para os ciclistas. Servirá para a população teresinense em geral, devido a sua boa localização", comenta.

O Parque Potycabana segue o modelo de outros parques nacionalmente conhecidos, como o do Ibirapuera, em São Paulo. Rampas e espaços adaptados seguem por toda a estrutura do lugar, para propiciar acesso às pessoas com deficiência.

"Todo parque foi dotado de rampas, os cadeirantes terão acesso a todos os espaços. Também foram instalados pisos do tipo podotátil, para os deficientes visuais", esclarece Leila Landim.

Parque Histórico

A Potycabana está fechada desde 2008, quando as primeiras reformas e reparos foram iniciados. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) é responsável pela obra, que gerou um investimento de R$ 5 milhões.

A estrutura do parque passou por muitas reformulações, as antigas piscinas existentes no local deram espaço à construção de novas quadras e áreas de convivência. "A Potycabana é realmente uma obra muito esperada por toda a população.

O trabalho realizado busca oferecer às pessoas um espaço aberto e gratuito para a prática de esportes, passeios familiares e entretenimento para as mais variadas faixas etárias. O parque foi todo pensado para propiciar lazer, esportes e cultura à população", disse o secretário de Infraestrutura, Castro Neto.

Na Potycabana, através da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), acontecerão atividades culturais para utilização dos palcos existentes e também a realização de ginástica ao ar livre, shows de música, dança e teatro.

Além de contar com praça de alimentação, quiosques, restaurante, playground e praça de convivência, que recebeu 117 bancos, onde familiares e amigos poderão se reunir. O local funcionará diariamente das 5h às 22h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES