Rebelião: Defensoria atua para proteger adolescentes do CEM

44 internos fugiram durante rebelião nesta quarta-feira (14)

Defensoria Pública do Piauí acompanha desdobramentos de rebelião do CEM | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, acompanhou presencialmente todo o processo decorrente da rebelião ocorrida no Centro Educacional Masculino (CEM) a partir de 1h desta quarta-feira (14). No local estavam internos 100 menores, dos quais 44 conseguiram inicialmente fugir.

Após 8 horas de enfrentamento, a rebelião foi encerrada e feita a transferência de 25 adolescentes para o Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP).

Defensor Afonso Júnior acopanhou a rebelião desde as primeiras horas para garantir a integridade física dos adolescentes 

Afonso Júnior destaca que tão logo tomou conhecimento do fato se deslocou até o CEM, tendo por objetivo acalmar os ânimos e resguardar a integridade física dos adolescentes internos, contudo, somente por volta das 7h40 foi possível entrar na Unidade, com o acompanhamento inicial do Gerenciamento de Crises e posteriormente  do Bope.

O Defensor destaca que ainda não foi possível identificar a causa da rebelião, que resultou em dois internos com integridade física lesionada e deixou muitos danos materiais irreparáveis à Unidade, destaca ainda que três dos 44 internos evadidos do CEM, já foram recapturados.

 Afonso Júnior ressalta o papel desempenhado pela Defensoria e também a necessidade do fato ser tratado com toda a transparência necessária, o que evitará a circulação de informações distorcidas. “Asseguramos que não ocorreu troca de tiros entre o Bope e os internos e que o comando do Bope adentrou ao espaço de forma pacífica, já estando o conflito nesse momento findado", diz o defensor. 

"Em relação aos tiros que ocorreram, pelas informações que temos, foram na verdade decorrentes de perseguição feita pela Guarda Municipal a alguns adolescentes que no ato da fuga cometeram um assalto e foram perseguidos, sendo os mencionados tiros efetuadas pela Guarda com o intuito de apreender os adolescentes em questão", diz. 

 "Acreditamos ser fundamental esse esclarecimento para que a população possa estar ciente da forma correta como se deram os fatos e aproveitamos para reafirmar que, presente ao local, a Defensoria Pública jamais concordaria com qualquer tipo de prática que colocasse em risco a vida tanto dos adolescentes como dos agentes e policiais envolvidos. Continuaremos no CEM averiguando os fatos e garantindo a preservação dos direitos dos envolvidos”, afirma o Defensor Público, que permaneceu no CEM até ser concluída a transferência dos internos para o CEIP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES