Regularização do CPF pode ser feita pela internet em Teresina; entenda

Delegacia da Receita Federal em Teresina criou procedimento que permite ao cidadão regularizar sua situação cadastral sem precisar se deslocar ao órgão. O CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa de auxílio emergencial seja analisado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Delegacia da Receita Federal em Teresina criou procedimento que permite ao cidadão regularizar sua situação cadastral sem precisar se deslocar ao orgão. Os pedidos devem ser encaminhados para o e-mail atendimentorfb.03@rfb.gov.br.

Na mensagem, o solicitante deverá informar nome completo, número RG e CPF, telefone para contato além de uma descrição sucinta do pedido. É necessário, ainda, o envio de fotocópias ou imagens da documentação e comprovante de residência anexadas à mensagem.

Reprodução/ Techtudo

Para o delegado da Receita Federal em Teresina, Eudimar Alves, a novidade é importante nesse momento de estímulo ao isolamento social e redução de deslocamentos e porque o CPF é o principal identificador do beneficiário do auxílio emergencial do governo aos trabalhadores informais e autônomos.

Possíveis problemas no CPF 

O CPF precisa estar regularizado para que o cadastro no programa de auxílio emergencial seja analisado. Se estiver suspenso, é porque pode haver pendências na declaração do imposto de renda ou com a Justiça Eleitoral, por exemplo.

Isso significa que o contribuinte pode não ter feito alguma declaração do IR ou ter se ausentado de votar e ter multas pendentes com a Justiça Eleitoral.

Quem estiver com pendências na Justiça Eleitoral por débitos decorrentes de ausência nas votações pode emitir a guia de multa no site do TSE (clique aqui para acessar).

Outras pendências que levam a irregularidades no CPF são cadastro do contribuinte incorreto ou incompleto, multiplicidade ou fraude nos cadastros. Veja abaixo os tipos de situação cadastral do CPF que podem ser encontrados:

  • REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
  • PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos.
  • SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
  • CANCELADA: o CPF foi cancelado por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial.
  • TITULAR FALECIDO: quando for incluído o ano de óbito
  • NULA: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.

Links a serem acessados: 

Para verificar a situação cadastral do CPF: Aqui

Para atualizar o cadastro CPF: Aqui

Caso o CPF esteja na situação cadastral "suspenso": Aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES