Receitas do Mesa Brasil Sesc ajudam a evitar desperdício de alimentos

O isolamento social incentivou muitos brasileiros a produzirem sua alimentação diariamente e o Sesc pode ajudar a reduzir perdas

| Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das consequências do isolamento social é reaproximar as pessoas das panelas e do fogão para produzir diariamente o café da manhã, o almoço e o jantar. Para tornar as idas ao supermercado menos frequentes uma boa ideia é usar todo potencial das frutas, legumes, verduras e hortaliças. O Mesa Brasil Sesc desenvolve receitas que ajudam na redução do desperdício no dia a dia por meio do aproveitamento integral dos alimentos.

Um cardápio variado pode ser encontrado no site do Mesa Brasil Sesc, que atua desde 1994 no enfrentamento ao desperdício dos alimentos e no combate à fome no país. Uma das linhas de trabalho do programa é a educação alimentar, que ressalta o valor nutritivo de partes dos produtos que costumam ir para o lixo, como por exemplo talos, folhas, cascas e sementes.

São dezenas pratos doces, salgados e até bebidas com ingredientes que normalmente são descartados. Um exemplo é a receita de arroz tropical que leva casca de melancia, abóbora e melão, transformando esse prato em uma explosão de cor e sabor. E quem quiser adoçar a rotina, pode apostar na receita irreverente de brigadeiro trufado com semente de abóbora.

E há vantagens adicionais no uso integral dos alimentos, porque há partes que tradicionalmente são descartadas e têm entre duas a seis vezes mais nutrientes do que a polpa. A casca da laranja, por exemplo, tem seis vezes mais fibra, além de mais potássio, cálcio e quantidade igual de vitamina C que a polpa. A rama da cenoura tem vitaminas A e C, além de fibra. Já a folha da beterraba é rica em vitamina A.

Aproveitar integralmente a comida é um hábito que colabora para ficar em casa durante a quarentena, enriquece a dieta com mais vitaminas e, também, beneficia o meio ambiente e o bolso. Uma pesquisa recente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que uma família composta por três pessoas descarta, em média, 128 quilos de alimentos por ano. Se esse desperdício fosse reduzido, poderia haver uma economia de até R﹩ 1.000, segundo o levantamento.

No ano passado, o IBGE estimou que 30% dos alimentos produzidos no país são desperdiçados e jogados fora

Istock

Sobre o Mesa Brasil

Por meio do Mesa Brasil, o Sesc conta com mais de 3,3 mil doadores e promove a distribuição de alimentos a mais de 6,2 mil entidades, em todo o país. Somente em 2019, o Mesa Brasil distribuiu mais de 39,5 mil de toneladas de alimentos a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendendo um público de 1,4 milhão de pessoas.

O Mesa Brasil é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

O programa também foca na dimensão educacional nas áreas de Nutrição e Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Em 2019, promoveu cerca de 6.400 ações educativas de Norte a Sul do país.

A dimensão educativa é um diferencial do Mesa Brasil, com a promoção de atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES