Recém-nascido passa por cirurgia para implantar marca-passo

Feto teve diagnóstico de disfunção cardíaca ainda no útero; cirurgia foi realizada após o bebê completar 1 dia de vida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A UTI Neonatal do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo prestou atendimento a Juliana Ferreira da Silva, mãe de Matheus Henrique, recém-nascido diagnosticado com disfunção cardíaca que teve marca-passo implantado após 24h do seu nascimento.

A mãe do bebê conta que recebeu o diagnóstico no 5º mês de gestação durante o pré-natal e sofreu com a expectativa de saber se seu filho nasceria vivo. “Tive ansiedade quando descobri que ele tinha esse problema, mas o Hospital me atendeu muito bem, o médico que operou, o anestesista e enfermeiros, todos me tranquilizaram”.

De acordo com Dr. Daniel Bartholo Hyppolito, médico cirurgião cardiovascular, Matheus tem bloqueio átrio ventricular total ou de terceiro grau. “Essa arritmia não é rara, nós lidamos com isso todos os dias, mas em adultos. A maioria dos bloqueios são adquiridos, ou seja, a pessoa nasce com o coração em ritmo normal e com o passar do tempo adquire, porém a maioria dessas pessoas são sexagenárias”, contou o médico.

O médico ressaltou ainda que a criança nasceu com tamanho adequado, peso adequado, altura ideal e nas primeiras 24h que teve que esperar para colocar o aparelho no coração, respondeu muito bem e não teve nenhuma complicação.

Como a frequência cardíaca do bebê era baixa ele teria dificuldade de mamar, já que os ventrículos não batiam numa frequência normal, apenas os átrios. A disfunção de Matheus foi identificada ainda no ventre materno por meio de exame de ecocardiograma intrauterino.

A primeira criança no Brasil a ter marca-passo

Ana Mafalda Goulão Correia foi à primeira recém-nascida a passar por cirurgia de implantação de marca-passo no Brasil. Seu procedimento aconteceu na Santa Casa de São Paulo em 1964, quando tinha três meses de vida. O implante foi realizado pela Equipe de Cirurgia Cardíaca coordenada pelo Dr. Hugo J.  Felipozzi.

Ao contrário de Matheus Henrique, que tem um aparelho de 24 gramas, Mafalda recebeu um marca-passo na região do abdômen que media cerca de 7 centímetros de comprimento por 6 de largura e pesava 184 gramas.

Na época os marca-passos não tinham recursos, mas hoje estão modernos e conseguimos programar até a frequência dos batimentos, isso é muito bom para o paciente, porque uma vez colocado o aparelho é só esquecer que ele está implantado e ter vida normal”, relatou o Diretor do IPITEC – Instituto de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Educação, Dr. Luiz Antonio Rivetti.

Já o Dr. Wilson Lopes, coordenador da Equipe de Estimulação Cardíaca Artificial destaca que com o desenvolvimento tecnológico das baterias e dos circuitos desses aparelhos implantados, aliados ao avanço da medicina dão ao paciente uma recuperação mais rápida com menores riscos, já que o trauma para implantação do marca-passo é menor. Com esses aparelhos atuais que possuem a uma enormidade de recursos tecnológicos, possibilitam não só uma cirurgia mais segura, mas também um acompanhamento clínico mais eficiente.

A mãe de Ana, Maria Constança Goulão, lembrou como na época o processo da filha foi doloroso e ao longo da vida passou por 42 cirurgias para troca de aparelhos e baterias.

Dr. Rivetti alerta para o fator de que a vida de um paciente com problema cardiovascular deve ser normal. “O paciente sempre vai achar que a colocação do aparelho vai ser um problema para ele, mas pelo contrário, este procedimento é relativamente simples”.

A paciente que hoje tem 55 anos nasceu com bloqueio átrio ventricular congênito, mas soubemos disto alguns meses depois do nascimento.

Hoje, Ana comemora o fato de levar uma vida normal, mesmo depois de ter realizado diversos procedimentos. “Minha vida foi normal, engravidei, troquei o marca-passo durante a gravidez, depois nasceram meus filhos e eu trabalhava. Nenhuma mãe precisa ter medo de operar o bebê, porque a medicina está muito avançada”.

Desde a cirurgia de Ana Mafalta, a Santa Casa implantou mais de 18 mil marca-passos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES