Reclamações de compras online aumentam quase 98% no PI, diz Procon

Os dados analisados foram obtidos por meio do SINDEC - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, utilizado para gestão das reclamações registradas pelo Procon, e do Consumidor.gov, plataforma do Ministério da Justiça para registro online de reclamações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) verificou um aumento significativo de reclamações relacionadas ao nos 5 primeiros meses de 2020. Ao analisar os dados e comparar com o mesmo período do ano em 2019, o resultado é um aumento de 97,5%.

Os dados analisados foram obtidos por meio do SINDEC - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, utilizado para gestão das reclamações registradas pelo Procon, e do Consumidor.gov, plataforma do Ministério da Justiça para registro online de reclamações. O Procon acredita que o aumento pode estar diretamente associado ao isolamento social forçado pela pandemia da Covid-19, pois o comércio eletrônico se apresenta como a principal alternativa às lojas físicas.

No início do mês de maio, foi anunciado um aumento de 81% no faturamento das empresas de comércio eletrônico no Brasil, conforme o site Compre&Confie. Produtos que até então eram pouco explorados no meio digital ganharam espaço com a atual realidade. Tal mudança de hábito pode ter contribuído para aumento das reclamações, pois à medida que o quantitativo de vendas vem aumentando, os problemas também têm seu número dilatado.

O Procon São Paulo, por exemplo, recentemente  divulgou números que apontam crescimento de 64% nas reclamações de e-commerce naquele estado, nos primeiros quatro meses de 2020, em comparação ao ano passado. Isso mostra que o fenômeno não é um fato isolado do Piauí.

No Sindec, observa-se que de março a maio de 2020 foram registradas 48 reclamações sobre e-commerce, enquanto em 2019 foram 40, um aumento de 20%. No período de janeiro a março, os registros saíram de 56 em 2019 para 91 em 2020.

No Consumidor.gov a diferença é ainda maior. De março a maio de 2020, foram 911 reclamações, contra 415 em 2019, representando um aumento de 119,5%. De janeiro a março, a diferença foi de 87,1%, saltando de 387 para 724 em 2019 e 2020, respectivamente.

“O Procon continuará monitorando os dados, a fim de desenvolver medidas eficazes para evitar conflitos e minimizar os impactos negativos dos problemas detectados nas relações de consumo. Como maneira de se prevenir, o órgão orienta de antemão que o consumidor sempre verifique a reputação das lojas antes de efetuar qualquer compra”, destaca Nivaldo Ribeiro, coordenador-geral do Procon no Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES