SEÇÕES

Reconstrução de rosto de empresária espancada vai durar seis meses

A fase inicial será a reconstrução dos ossos, já que ela tem fraturas múltiplas na face

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As cirurgias necessárias para a reconstrução do rosto de Elaine Caparroz, de 55 anos, serão feitas em duas etapas e podem durar seis meses. Segundo o cirurgião Ricardo Cavalcanti Ribeiro, chefe do setor no Hospital Casa de Portugal, no Rio Comprido, onde Elaine está internada, a fase inicial será a reconstrução dos ossos, já que ela tem fraturas múltiplas na face. Depois, daqui a até seis meses, serão feitas as correções estéticas. A alta da paisagista está confirmada para sexta-feira, às 9h. Ela apresenta quadro estável, segundo boletim médico.

— Quando se tem ferimentos desse tipo, é preciso esperar o organismo cicatrizar as lesões e os tecidos ficarem todos maturados antes de iniciar o tratamento. A gente vai avaliar isso daqui a alguns meses, para aí sim determinar o que precisará ser feito. Já as cirurgias de reconstrução dos ossos da face serão feitas em algumas semanas.

O cirurgião destaca que Elaine teve um importante edema facial e ainda está com o rosto muito inchado, com diversas escoriações. As agressões, ainda segundo Ribeiro, deixaram o septo nasal e o assoalho da órbita quebrados, o que pode trazer uma obstrução respiratória para a vítima. A cirurgia para reconstruir esses ossos deverá ser feita daqui a um mês. O médico aponta também uma anemia, devido à grande perda de sangue de Elaine.

— Vou acompanhar de perto a evolução do caso. Agora é aguardar.

De acordo com o cirurgião, a operação não foi realizada anteriormente porque, quando a vítima deu entrada no hospital, no último sábado, seu estado de saúde era grave. O médico explica que há uma ordem de prioridades no atendimento, e que, naquele momento, quando a equipe a atendeu no setor de emergência, a preocupação era minimizar o risco de morte. Apesar de comum, a cirurgia é considerada complexa:

— Sempre tem um grau de complexidade. São cirurgias com objetivo de realinhar o que foi fraturado. O que tiver desalinhado, realinha-se.

O médico destaca que o caso assemelha-se a um acidente de carro:

— Na época em que o cinto de segurança não era obrigatório, as pessoas eram projetadas para a frente e enfiavam o rosto no para-brisas. É um impacto comparado a isso. Agora, que ela saiu da UTI, vou fazer uma avaliação mais completa.

Espancada por quatro horas no último sábado, após ter o primeiro encontro com Vinícius Batista Serra, Elaine sofreu várias fraturas no rosto. As agressões ocorreram na madrugada de sábado. Elas começaram por volta de 1h e se estenderam até quase 5h30. Foram socos e mordidas, entre outros golpes. Os dois se conheceram pela internet, conversaram durante oito meses e marcaram um encontro.

Encarregada da investigação, a delegada Adriana Belém, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), disse que espera a liberação do hospital para ouvir o depoimento de Elaine, o que pode acontecer nesta quinta-feira.

— Pegar o depoimento dela é muito importante para sabermos exatamente como o crime aconteceu, se ela realmente dormia quando começou a ser agredida ou se estava acordada — explicou a delegada, que vai buscar possíveis agravantes para a tentativa de feminicídio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos