Recuperados: mais três pacientes de Manaus recebem alta em Teresina

Leonardo Rafael Perez Cova, Francinete Binda Dutra e Danilo Moura de Araújo estão curados. Ao todo, cinco pacientes deixaram o Hospital Universitário e quatro permanecem internados

HU | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (21) mais três pacientes que foram transferidos de Manaus (AM) para Teresina (PI) tiveram alta após tratamento contra a Covid-19 no Hospital Universitário vinculado à Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI). Ao todo, cinco pacientes vindos do estado nortista já receberam alta médica. Quatro permanecem internados.

"Cheguei com muita incerteza, não esperava sair tão rápido. Mas aqui fui bem cuidado e vou voltar para Manaus. Se cuidem, essa doença é maldita", relatou Danilo Moura de Araújo, de 30 anos. Ele foi o primeiro a sair do hospital segurando a tradicional placa de "eu venci a Covid-19" na manhã de hoje.

Danilo deixa hospital da UFPI (Foto: Romário Farias - SCS/UFPI)

O venezuelano que estava com 80% do pulmão comprometido, Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos, e Francinete Binda Dutra, 57, também deixaram o hospital com saúde e retribuindo com agradecimentos o tratamento oferecido pelos profissionais do HU.

De acordo com o hospital, nenhum dos cinco pacientes que tiveram alta chegou a ser intubado e todos receberam o tratamento de corticóide e oxigenoterapia, baseado em um estudo publicado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O médico Paulo Márcio Nunes, superintendente do HU/UFPI, afirma que todos chegaram sob condições críticas. "Uma dessas pessoas [Leonardo Rafael Perez Cova] estava com 80% do pulmão comprometido, era cardíaco, operado de coração, operado de aneurisma da aorta e chegou em uma situação bem agravada. É uma alegria devolvê-lo ao seu lar com saúde", conta.

Venezuelano Leonardo segura placa ''eu venci a covid-19'' (Foto: Romário Farias SCS/UFPI)

Quatro pacientes provenientes de Manaus continuam internados, dos quais dois estão na unidade de terapia intensiva (UTI) e dois na semi-intensiva. O superintendente Paulo Márcio comunicou que ambos os pacientes estão com evolução estável e respirando sem ajuda de aparelhos. "A gente ofereceu a eles o que nós temos de melhor dentro de um serviço público de saúde, uma medicina de alto nível e um acolhimento", fala Paulo Márcio.

Leonardo, Francinete e Danilo foram encaminhados para um hotel em Teresina providenciado pela Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania do Piauí (SASC/PI). As companhias aéreas Gol e TAM disponibilizaram voos gratuitos para o retorno a Manaus.

Manaura Francinete Binda Dutra (Foto: Romário Farias SCS/UFPI)

O Piauí recebeu nove pacientes de Manaus na última sexta-feira (15) após o colapso no Amazonas com falta de oxigênio.

Leitos

O HU tem disponíveis 30 leitos para tratamento de covid-19, 20 deles de UTIs. Com aumento de casos dos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos no estado é de 63,4%, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgados ontem.

Os casos confirmados no estado somam 153.771 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.985 e foram registrados em 204 municípios. Até agora, morreram 1.751 homens e 1.234 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 474 ocupados, sendo 293 leitos clínicos, 170 leitos de UTI e 11 em leitos de estabilização. A Sesapi estima que 150.312 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES