Rede de serviços do Sindicato dos Comerciários de Teresina foca no bem-estar dos cidadãos

Como forma de fazer com que os trabalhadores pudessem ter maior qualidade de vida, o Sindicato dos Comerciários de Teresina ampliou sua função e criou a Fundação dos Comerciários

Sindicato | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Percebendo a necessidade dos filiados quanto a serviços básicos de saúde, educação e lazer, o Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom) começou a desenvolver há cerca de 13 anos um trabalho que modificaria positivamente a qualidade de vida de milhares de piauienses.

Através da criação da Fundação dos Comerciários (FCT), possibilitou o oferecimento de diversos benefícios, que vão além da missão inicial da instituição e elevam o bem estar de modo efetivo. São consultas médicas, planos odontológicos, cursos profissionalizantes, bolsas de estudo, entre outros.

A cartilha de pontos positivos só cresce com o passar do tempo e desponta para a evolução do projeto, que iniciou sem grandes pretensões e hoje assume um papel primordial para cerca de 60 mil pessoas, entre comerciários, seus dependentes e moradores de comunidades periféricas da cidade.

Segundo o presidente da FCT, Genivaldo Ferreira, a expansão das ações conquistou novos horizontes que vão além das lutas trabalhistas e passam pela inclusão social.

“Hoje o sindicato perdeu a referência de fazer só a batalha pelos direitos do trabalhador, saímos na frente e pensamos na fundação para ajudar a sociedade”, declara.

A construção do projeto não foi simples e lembranças ficam marcadas na história. “Em 2001 criamos a FCT, primeiramente alugamos o prédio e oferecíamos apenas suporte odontológico, posteriormente fomos pensando em ampliar”, explica.

A expansão dos serviços veio gradativamente, e outras especialidades passaram a ser impostas, como ginecologia, pediatria, entre outras. Nesse processo, se viu necessária a união com clínicas privadas, na busca por parcerias, envolvendo bons descontos em exames de alta complexidade, internação e demais procedimentos.

“A categoria foi crescendo bastante, e a medida que oferecíamos mais opções, eles também iam cobrando. Desse modo, procuramos fazer convênios, onde os sócios com carteirinha têm desconto”, afirma
.
Com forte adesão da classe, a clínica montada pelo Sindicato costuma atender a uma demanda significativa por dia.

“No mínimo 80 pessoas são atendidas diariamente. É igual a plano de saúde, muitos vêm pela manhã, marcam o horário e na tarde já podem realizar o serviço”, diz o diretor do Sindcom José Perreira. Ele ressalta que cada pessoa atendida paga o valor de R$ 20. “É um índice simbólico, tendo em vista que numa clínica particular pagariam até quatro vezes mais”, relata.

Na Fundação ainda funciona um laboratório para analisar hemogramas, por exemplo. “Hoje a questão da saúde é de extrema relevância, por isso mesmo temos nos preparado para oferecer o melhor”, diz. O movimento no espaço é tão grande, que impressiona.

“A demanda é maior no período matinal, sempre temos muita procura”, conta. De acordo com Perreira, grande parcela dos beneficiários demonstra satisfação com os procedimentos oferecidos.

“O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h30 até às 20h30 e fazemos o possível para agradar. No sistema único de saúde eles enfrentam filas, sofrem e muitas vezes nem conseguem a marcação, aqui é diferente, o processo é célere e eficaz”, garante.

Atendimento médico é maior que no SUS

Trabalhando há 12 anos na clínica da FCT, Teresa Craveiro, médica responsável por uma das áreas mais procuradas, a ginecologia, garante que sempre os horários estão repletos de pacientes e comemora o sucesso da iniciativa.

"Aqui o atendimento para elas é muito maior do que no SUS. Conseguem o exame com certa rapidez, dá para aprofundar mais o tratamento", explica. Outro fator de destaque é que desde o primeiro momento a mulher é acompanhada e todo o seu caso recebe o máximo de cuidado.

"Oferecemos uma facilidade, uma opção, pois ou elas vão no SUS ou em algum hospital particular que cobra um valor muito alto. Aqui o preço é em conta, tratamos com zelo e atendemos de forma respeitosa", explica.

Craveiro converge que essa proximidade faz com que se crie uma relação de amizade. "Tem umas que se consideram até amigas da gente. Isso reflete o ambiente positivo de trabalho", afirma. O cuidado em manter a saúde dos beneficiários em dia é tamanha, que existe um processo minucioso para não deixar passar nenhum problema.

"Tem um banco de dados e o histórico de cada", revela. O foco do Sindcom é oferecer qualidade de vida e cidadania, de modo que ajuda a desafogar os hospitais públicos e traz dignidade à população.

Nesse sentido, o esforço tem sido multiplicado diariamente para que ninguém fique desamparado aos serviços e a ampliação aconteça constantemente.

Apenas no setor de odontologia são oito dentistas, buscando absorver todos os turnos, de modo que ninguém fique sem receber o serviço. "Só os clínicos atendem 10 pacientes cada, além disso tem o odontólogo especialista em canal e pequenas procedimentos cirúrgicos", aponta a assistente Janner Silva.

Além de todas as especialidades listadas, também é oferecida ajuda psicológica. Conquistando cada vez mais demanda, a diversificação dos setores atendidos é uma meta que vem sendo cumprida com êxito pela organização, de tal modo que mais pessoas sintam segurança em buscar o espaço de saúde. A abrangência do Sindicato é enorme e só aumenta com o passar do tempo.

Pacientes apontam as vantagens do atendimento na fundação

Como o principal termômetro para definir se a realização de um trabalho está ou não dando certo é a satisfação dos contemplados, a FCT prova que tudo que vem sendo realizado tem a aprovação da maioria dos beneficiários.

Quando condiz com o espaço médico, os pacientes não encontram motivos para reclamar, a maioria vem de bairros da periferia para as consultas ou exames e sente a estrondosa diferença dos serviços oferecidos por grande parte das instituições públicas.

“Tem bastante tempo que frequento e estou feliz com os procedimentos prestados. Com certeza é mais rápido e tem muita qualidade”, opina a dona de casa Nair Pereira.

A paciente relata que frequentemente passa pelo consultório e realiza exames de rotina, a iniciativa já teria contagiado até mesmo os filhos. “Sempre os trago comigo, é importante se cuidar e, se é algo bom, eles devem ficar sabendo”, aponta.

Ela ainda conclui. “Sempre que preciso venho e sou bem recebida”, diz. O zelo com a saúde propagado pelo sindicato parece se propagar entre os beneficiários, que comparecem em peso na unidade, destacando um belo trabalho social, primordial para a obtenção do bem-estar e de uma vida plena.

Pela primeira vez na clínica da fundação, a vendedora Karynne Vidal já começa a sentir a política do Sindcom. “Me receberam muito bem, não tenho do que falar”, diz. A jovem afirma que pretende retornar para outros exames e parabeniza a eficiência na marcação.

“A taxa que cobram é mínima, compensa, sim, vir para cá; no SUS é complicado, demora um pouco, já no particular é caro, tem gente que paga plano de saúde, mas quem não tem dinheiro, fica difícil”, exemplifica.

O presidente da FCT, Genivaldo Ferreira, destaca que o ponto em que a iniciativa se encontra atualmente é resultado de um trabalho valoroso e incansável. “Com certeza a categoria está bem assistida, quando pensamos nesse projeto não imaginávamos que daria tão certo e ajudaria tantos teresinenses”, afirma.

Ele reconhece que há diversas questões a serem ampliadas, mas já demonstra satisfação com o espaço já conquistado. “Existe um reconhecimento, até mesmo por parte dos filiados do que construímos com muita luta e seriedade”, vislumbra.

A preocupação com a prevenção de problemas de saúde não fica restrita aos limites das paredes do espaço médico.

Pensar no assunto é também preocupar-se com o lazer, nessa ânsia, algumas atividades ajudam a manter o corpo e a alma saudáveis, longe de preocupações, problemas ou qualquer estresse.

“Contamos com uma colônia de férias, assim como um ambiente com 42 apartamentos para descanso e lazer, enfim, estamos oferecendo carinho e dedicação”, limita.

Além de todas as ações elencadas, o Sindicato dos Comerciários oferece assessoria jurídica aos beneficiários, possibilitando que ao ter qualquer adversidade no trabalho possa contar com o auxílio de advogados, tal como no momento em que ele é demitido da empresa.

“Procuramos minimizar as barreiras, tem serviço de advocacia com mais de 15 profissionais, sempre quando o funcionário do setor de comércio tem mais de 1 ano, a rescisão contratual é aqui. Ficamos atentos e não deixamos que o trabalhador sofra prejuízos”, finaliza Ferreira.

Educação é o caminho
Sob a consciência de que a educação é a principal porta para o futuro e a mais nobre possibilidade de mudanças, os serviços dirigidos pela fundação também englobam a área. Através de parcerias com instituições de ensino particulares, os filiados conseguem bolsas de estudo com altos descontos, a ação vale ainda para os dependentes.

“Temos convênios com vários colégios e faculdades, muitos com descontos entre 60% a 80%”, diz o diretor do Sindcom, José Pereira.

Com o alto número de pessoas ligadas ao sindicato, em certas ocasiões, as próprias unidades de ensino buscam a direção do sindicato e propõem o convênio. “Chegam até nós, fazemos uma reunião e planejamos a parceria”, garante. A procura pelo serviço é alta e sinaliza pela vertente primordial que o setor possui na sociedade piauiense.

Além desta modalidade de contribuição, a Fundação dos Comerciários mantém turmas de ensino básico e informática. Na própria sede da organização existe um laboratório com cerca de dez computadores, difundindo a inclusão digital por mais de uma década. “Nós formamos a turma e esperamos a comunidade se manifestar sobre o interesse, quando a completamos, as aulas se iniciam”, afirma Pereira.

O funcionamento do laboratório trouxe o conhecimento necessário para que centenas de pessoas pudessem ser inseridas no mercado de trabalho e, além de tudo, capacitou-as para competir de igual para igual em vagas estratégicas.

“Temos buscado, durante os anos da nossa atuação, englobar o melhor para os nossos filiados, é um trabalho avivador”, conta o presidente da FCT, Genivaldo Pereira.

É nesse ambiente, onde diversas áreas cruciais para o desenvolvimento profissional e pessoal que histórias se encontram e a simbologia de um sindicato munido apenas das lutas pela categoria se encerra. O conceito é ampliado, sofre mudanças e foca na transformação, buscando oferecer dignidade e um futuro promissor.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook




 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES