Rede Meio Norte transmite celebrações da Semana Santa em Oeiras

A jornalista e apresentadora Eli Lopes irá comandar o especial diretamente de Oeiras e ao lado de historiadores culturais que vão interpretar os atos religiosos.

Semana Santa | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As celebrações religiosas da Semana Santa integram a grade de programação da Rede Meio Norte, canal 7. Nesta sexta-feira (15), a partir das 16h, a emissora transmite as solenidades diretamente do município de Oeiras, a Capital da Fé.

Na Sexta-feira da Paixão, dia que simboliza o momento de crucificação e morte de Jesus Cristo, a Diocese de Oeiras apresenta pela manhã a Confissão Comunitária na Igreja Catedral e a Invocação das Mil Misericórdias.

Celebração da Semana Santa em Oeiras (Foto: Raimundo Luan)

Mais tarde, os telespectadores da Rede Meio Norte vão acompanhar, ao vivo, a partir das 16h, a transmissão da Celebração do Senhor com a liturgia da Palavra, adoração da Santa Cruz, comunhão geral dos fiéis, as cerimônias de descimento da cruz e, por fim, a aguardada Procissão do Senhor Morto.

A jornalista e apresentadora Eli Lopes irá comandar o especial diretamente de Oeiras e ao lado de historiadores culturais que vão interpretar os atos religiosos. Os repórteres Helder Felipe e Naldo Pereira foram escalados para percorrer as solenidades e procissões ao lado dos fiéis.

“Vamos oferecer um conteúdo religioso que já é tradição na emissora. De maneira geral, vamos falar sobre fé, dentro de um especial dedicado para mostrar a cultura e religiosidade de Oeiras”, disse Marcos Monturil, diretor de jornalismo da Rede Meio Norte.

Além do especial ao vivo, a emissora sediada em Teresina também preparou uma programação diversificada para quem vai aproveitar o feriado. A grade televisiva foi recheada de novos filmes religiosos e programas que abordam a fé.

Na fé cristã, a Semana Santa, período que antecede o Domingo de Páscoa, é comemorada com notável importância, honrando os atos de Jesus Cristo nos dias anteriores à sua crucificação e ressurreição. 

Desde o final do século IV vive a tradição de homenagear os vários eventos nos dias da semana em que ocorreram: a traição de Judas e a introdução da Eucaristia, na Quinta-feira Santa; a Paixão e Morte de Jesus Cristo, na Sexta-feira Santa; o sepultamento de Cristo, no Sábado Santo e Sua Ressurreição no, Domingo de Páscoa.

Capital da Fé

Primeira capital do Piauí, Oeiras ostenta o título de Patrimônio Cultural Brasileiro e Capital da Fé. A religiosidade católica está arraigada nas entranhas do município que encontra seu auge no período da Semana Santa. As manifestações mais intensas são a Procissão do Fogaréu, que ocorre na Quinta-Feira do Fogaréu, e a Procissão do Senhor Morto, realizada na Sexta-Feira Santa.

 Veja a programação completa:

Quinta-feira Santa (14) Início do Tríduo Pascal

17h00 – Missa Solene da Ceia do Senhor na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Ssmo. Sacramento para Adoração, conforme a seguinte pauta:

19h às 20h – Bairros: Floriano Peixoto, Várzea, Canela e João XXIII, Pastoral do Dízimo, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança.

20h às 21h – Escolas: IBENS, Farmacêutico João Carvalho, Paulo Freire, Instituto Gandhi e demais Escolas do Ensino Fundamental, JEC e Liturgia Jovem.

21h às 22h – UESPI e Ensino Médio dos Colégios Rocha Neto e Pedro Sá, Amigos em Oração e RCC.

22h às 23h – Apostolado da Oração, Coração de Maria, Legião de Maria e Centro da Cidade.

23h à meia noite – Casais Encontristas, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Santo Antonio e Famílias em geral.

21h – Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu.

Sexta-feira da Paixão (15) – Dia de jejum e abstinência

08h00 – Confissão Comunitária na Igreja Catedral

09h00 – Invocação das Mil Misericórdias

17h00 – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, comunhão Geral dos Fiéis, Descimento da Cruz, sermão do descimento e Procissão do Senhor Morto

Sábado Santo (16) – Dia do Silêncio Litúrgico

21h00 – Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral

22h00 – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo

Domingo da Ressurreição (17)

08h30 – Procissão do Senhor Ressuscitado

09h00 – Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral

11h00 – Batizados na Igreja Catedral

17h00 – Missa na Igreja do Canela

19h00 – Missa na Igreja Catedral

19h00 – Missa na Igreja da Várzea



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES