Rede Meio Norte vai transmitir o Corujão da Vitória nesta quinta (14)

O Corujão foi dividido em dois momentos, dias 14 e 21 de janeiro, sendo transmitido ao vivo, das 20h às 1h da madrugada

Corujao | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é a principal porta de entrada nas instituições de ensino superior em 2021. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame deste ano tem como grande novidade a aplicação digital da prova.  Marcando o encerramento das atividades de preparação para o Enem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará o "Corujão da Vitória", uma mega revisão que, além dos conteúdos e bizús, também prepara o emocional dos alunos. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, a última revisão preparatória desse ano vai ocorrer de forma remota e não contará com a tradicional presença de alunos virando a noite junto aos professores no auditório. O Corujão foi reduzido e dividido em dois momentos, dias 14 e 21 de janeiro, sendo transmitido ao vivo  pela Rede Meio Norte (Canal 7.1), das 20h às 1h da madrugada, por meio do Canal Educação.

Viviane Carvalhedo, diretora de Mediação Tecnológica do Pré-Enem Seduc, esclarece que no dia 14, serão revisados os conteúdos do domingo (17), 1º dia do exame: Redação; Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, vão ser revisados os conteúdos das disciplinas do 2º dia de provas: Ciências da Natureza e Matemática. A segunda revisão também será transmitida ao vivo pela Rede MN.

Viviane Carvalhedo, diretora de mediaçao tecnológicas do pré Enem Seduc - Foto: Jornal Meio Norte

“A plataforma de preparação para o Enem do Governo do Estado segue a mesma, o Pré-nem Seduc, é realmente um grande programa guarda-chuva e embaixo dele várias estratégias preparatórias para o Enem. A gente segue desde o momento que o edital é lançado até o momento que o estudante vai fazer a prova e a cereja do bolo é o nosso corujão da vitória, que ano após ano promove uma grande revisão de véspera, com uma matriz de competência, todas as áreas do conhecimento, orientação nutricional, psicológica, emocional, física, comentários de questões e esse ano com uma versão mais resguardada para guardar proteção e segurança para todos os nossos estudantes”, declarou.

Interatividade e entradas ao vivo de estudantes

Os estudantes que participarem dos dois encontros vão poder interagir através dos canais de interação da Rede Meio Norte e do Canal Educação, além das redes sociais do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) e canal no YouTube Meio Norte Mais e da Seduc-PI. A apresentação da transmissão será feita pela jornalista Shirley Evangelista e o  professor Wellington Soares, coordenador do Pré Enem Seduc, que vai interagir com os professores e ler as perguntas enviadas pelos alunos.

Wellington Soares, coordenador  do Pré-Enem Seduc - Foto: Ascom

“Esse ano não teremos estudantes, nem aglomeração, mas vamos manter a mesma qualidade de entrega de conteúdo que a Secretaria de Educação vem fazendo com a parceria da TV Meio Norte. Estamos preparando um cronograma de atividades, não teremos palestras e apresentações, mas vamos investir na interatividade, com vídeo chamadas, muitas participações, inclusive com entradas ao vivo da casa dos estudantes que estarão acompanhando a revisão”, adianta.

No Piauí, são 135.178 estudantes inscritos para o exame, segundo balanço divulgado pelo Inep, que também contabiliza 5,78 milhões de inscritos em todo o Brasil. De acordo com a Seduc, são 133.786 inscrições para o exame impresso e 1.392 para o Enem digital no Piauí.  A pandemia da Covid-19, resultou no adiamento das provas que serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  

Segundo o governo federal, as questões do Enem 2020 já estavam prontas antes da pandemia e o conteúdo continua sendo o mesmo. Quanto ao Enem digital, o Ministério da Educação (MEC), cogita que a prova poderá ser totalmente digital até 2026.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES