Rede MN exibe amanhã (7) o especial do Bicentenário da Independência

A equipe da Rede Meio Norte esteve em Portugal para contar a história das cidades do país que compartilham o mesmo nome com os municípios piauienses.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 7 de setembro, o Brasil comemora seus 200 anos de independência. Para homenagear essa data, a TV Meio Norte apresenta amanhã o especial "200 Anos - Bicentenário da Independência”. A primeira exibição será às 08h30, a segunda às 15h30 e a terceira às 20h.

A equipe da Rede Meio Norte esteve em Portugal para contar a história das cidades do país que compartilham o mesmo nome com os municípios piauienses. A jornalista Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero percorreram as charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marvão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.

Historiador Ruvio, Cinthia Lages e Danilo Romero (Foto: Instagram)No Piauí, o trabalho foi o mesmo. A reportagem consultou as características e as belezas das localidades homônimas. Em cada conteúdo, é destacada a identidade dos povos e o trabalho dos profissionais que conservam e valorizam a história.

A exibição do especial “200 Anos – Bicentenário da Independência do Brasil” teve início no dia 13 de março deste ano. Ao longo dos meses, telespectadores conheceram as terras portuguesas e também as essências e curiosidades pouco conhecidas das cidades piauienses.

Promovendo a valorização do Piauí a partir da visão da fundação do Brasil, a produção do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), é uma iniciativa ousada e inédita. É a primeira vez que uma emissora brasileira realiza um trabalho aprofundado que amplia o olhar sobre a conexão entre Piauí e Portugal.

Nesta quarta-feira, Cinthia Lages abre a nova exibição do projeto de comemoração do bicentenário diretamente do Museu do Piauí, localizado em Teresina. No espaço que respira a história da comunidade piauiense, as reportagens que complementam conhecimentos sobre o estado serão apresentadas ao telespectador em clima de comemoração pela liberdade.

“Um time de historiadores nos ajudou a contar as histórias das cidades portuguesas cujos nomes inspiraram municípios do Piauí. Além deles, artistas, intelectuais, especialistas das mais diversas áreas também estão no documento que a Rede Meio Norte produziu através de uma série” disse a jornalista. Entre o planejamento, produção, gravação e exibição foram 10 meses do projeto pioneiro que viajou de norte a sul do país europeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES