Redenção: crônica escrita por José Henrique Almeida Moita

O texto é uma homenagem a seu pai Deusdedit Machado Moita, que faleceu neste mês de janeiro aos 94 anos em Teresina

familia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O professor e servidor público José Henrique  Almeida Moita escreveu uma crônica para o Meionorte.com intitulada "Redenção", como forma de homenagear seu pai Deusdedit Machado Moita (in memoriam).  O dentista de grande relevância na sociedade piauiense faleceu no dia 19 de janeiro de 2023, aos 94 anos, deixando um grande legado de família, trabalho e humanidade.

Deusdedith com a esposa Julieta e os filhos Claudia, Ênio, Fernanda e José Henrique

Leia a crônica na íntegra:

REDENÇÃO 

Nestes três últimos anos de vida ,principalmente após sentir  o avanco da fragilidade trazida pelas doenças da idade,papai (Deusdedit Machado  Moita ) começou a receber, gradativamente,  a luz do Espírito Santo.

Ao meu ver,i sto se traduzia com sua tendência, cada vez mais frequente, de expressar  seu  sentimento de profunda Gratidão e de tamanha  humildade !

 É sobre o fato de o homem intelectual,finalmente,  esta cedendo espaço  para o" homem sábio"

Embora fizéssemos visitas motivados  pelo amor,ele,num gesto de profunda humildade,resiliência  e gratidão (típicos de quem percorre "o caminho da luz")sempre agradecia quando entrávamos no seu quarto  para com ele estar e faze-lo companhia .

Isto porque o Deusdedit Moita - o homem pró-ativo de sempre- já havia ficado para trás e , encontrava-se ali,  confinado no seu leito.!

Essa  gratidão ele sempre expressava , também e principalmente,  em resposta ao  zelo e ao cuidado dispensados pela esposa (Julieta) para com ele...A minha mãe!

O luto e as memórias desse " tempo de transbordamento  da gratidão no coração " do papai será muito forte pra todos nós, sobretudo para ela..

Em um dos  vexames  em que ele teve  calafrios dentre varios outros  episodios ,exemplifico aquele em  que,  numa madrugada, ela ignorava e transcendia  suas contingências e limitações fisicas da idade e  transformava -se em uma guerreira para embeber um pano com água e aliviar o sofrimento dele...Prestava,assim, os primeiros socorros , que através pela de metodos  caseiros , porem eficazes , que foram adquiridos pela sua  experiência de vida,métodos esses que  muitas vezes suplantavam  os conhecimentos das próprias cuidadoras ,deixando elas perplexas  com tamanha energia e altivez e capacidade de responder de forma célere até que as devidas medidas médicas fossem tomadas.

Que sejam abencoados e purificados  esses momentos finais de provação ,nos quais eles compartilharam entre si; Que fiquem na memória a cumplicidades,os afetos e,principalmente a compassividade de quem percorreu ,por mais de 66 anos , os caminhos e desafios da vida terrena.

 No caso dele,  adentra agora no portal que conduz ,inequivocamente,  a vida espiritual!

José Henrique  Almeida Moita, Teresina ,26 de janeiro de 2023.

BIOGRAFIA DEUSDEDIT MACHADO MOITA:

Deusdedit Machado Moita nasceu na zona rural de União (PI), tendo curso o curso primário no Povoado Lagoa Alegre, onde seus pais era proprietários e comerciantes. Em 1940, ingressou no ginásio do Colégio Diocesano, de onde se transferiu para o Liceu Piauiense para iniciar o curso Científico, cuja conclusão ocorreu no Colégio São João, de Fortaleza (CE). Em 1948, ingressou na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, concluindo o curso em 1951.Iniciou como profissional em Teresina (PI) em março de 1952, sendo o trigésimo odontólogo inscrito e registrado na Secretaria da Saúde do Piauí.

E, 1959, integrou a Sociedade Mantenedora Faculdade de Odontologia do Piauí, fundada em 1960, tendo integrado o seu quadro de docentes. Paralelamente, em 1961, prestou concurso público para ingressar no quadro de odontólogo da previdência Social, sendo aprovado e nomeado em 1963. Ainda de década de 60, como membro do Lions Club Conselheiro Saraiva, exerceu o cargo de presidente quando publicou as crônicas “Ser Leão” e “Natal Perene”. Em 1995, publicou o seu primeiro livro sob título “Aturando a Esmo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES