Redução de açúcar é objetivo para saúde na América Latina

Substituição de açúcares por fibras tem sido apontada como uma das soluções para males como diabetes tipo 2 e câncer colorretal

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares são duas das principais causas de morte no Brasil. E a ingestão excessiva de calorias é um dos principais causadores desses dois males. A substituição de açúcares por fibras está entre as soluções apontadas por especialistas para melhorar esse cenário, discussão cada vez mais presente na saúde pública de toda a América Latina.

De acordo com Renata Cassar, gerente de Nutrição da Tate & Lyle para América Latina, as fibras podem substituir os açúcares em inúmeras aplicações. "Uma ingestão adequada de fibras (de 25 g a 29 g diários) pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas coronárias (17% a 31%); de diabetes tipo 2 (10% a 22%), e de câncer colorretal (11% a 22%), além de auxiliar na redução de colesterol, pressão sanguínea e do peso corporal", afirma.

Soma-se a isso o fato de que nenhum tipo de dieta adotada no mundo oferece a quantidade ideal de fibras para a boa saúde humana. Segundo a especialista, em regiões com países emergentes, como a América Latina, a prosperidade econômica tem trazido consigo novos desafios para a saúde pública.

"Consumidores com mais poder e opções de compra nem sempre fazem as melhores escolhas quando o assunto é a sua própria saúde. O aumento da obesidade adulta e infantil é prova disso. Mas a tecnologia já é capaz de oferecer ingredientes capazes de substituir o açúcar e reduzir as calorias, mantendo o mesmo sabor e aceitação", afirma Renata.

A promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável e equilibrada é uma grande tendência. Uma ferramenta importante para o melhor equilíbrio nutricional reside em incluir mais vegetais na alimentação, suplementos e produtos alimentícios adicionados com fibras. Atualmente, até alimentos mais indulgentes chegam ao mercado com um perfil nutricional mais equilibrado, como sorvetes com fibras prebióticas, por exemplo.

Um estudo da Tate & Lyle mostra que quase 90% dos consumidores brasileiros estão preocupados com a saúde digestiva e 49% dos brasileiros pagariam mais por alimentos com fibras. "Cresce a procura por alimentos que se conectem com a ideia de healthy living, muito mais do que o consumo de produtos diet ou light", comenta Marina Di Migueli, gerente de Marketing para América Latina da Tate & Lyle.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES