Reforma de hospital pode deixar seis mil sem atendimento em Teresina

Hospital do Dirceu II pode parar por seis meses

Fachada do Hospital do Dirceu II | Léo Vilari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital do Dirceu II pode ser fechado temporariamente. A medida afeta mais de seis mil pessoas e a decisão acontece nesta quinta-feira (7), através de deliberação do Conselho Municipal de Saúde de Teresina. A votação tem como base a decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em reformar o espaço.

Em janeiro o Conselho havia se reunido para ouvir a população e as justificativas da FMS, onde o Ministério Público do Piauí (MP-PI) participou do processo. Após análise do parecer técnico da fundação, o Conselho deve decidir a melhor maneira de lidar com a situação da unidade hospitalar, que atende toda a região Sudeste de Teresina.

Hospital do Dirceu II. Crédito: Léo Vilari.

Ivan Cabral, presidente do Conselho, conta que a situação é preocupante. “Se fechar totalmente é um prejuízo grande para a comunidade. Seis mil pessoas deixarão de ser atendidas naquela região. O que vai superlotar a UPA do Renascença e também a do Satélite que ainda nem foi inaugurada. Mas a deliberação está na mão dos conselheiros”, aponta.

O atendimento da unidade é abrangente. “O hospital faz atendimento clínico, pediátrico, cirurgia, internações, exames. Atende toda a região Sudeste do Grande Dirceu, além de pessoas de outras regiões”, acrescenta Ivan Cabral.

Foram convidados para a reunião Eny Marcos, promotor de justiça, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, a direção do hospital do Dirceu II e a comunidade da Zona Sudeste. A reunião acontece às 9h no Conselho Municipal de Saúde, que fica na Avenida Miguel Rosa, 3498, Centro Sul, onde funciona a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES