Região das hortas do Dirceu recebe mutirão de combate à dengue

A intensificação vem para barrar o aumento nos casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Região das hortas do Dirceu recebe mutirão de combate à dengue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A região das hortas comunitárias dos bairros Dirceu II e Parque Poty está recebendo hoje (12) as equipes da Prefeitura de Teresina para uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a zika, dengue e chikungunya. É o dia D Todos Contra Dengue: “Horta Comunitária Limpa”, que tem por objetivo promover ações de limpeza e educação em saúde para combater o inseto.

A intensificação vem para barrar o aumento nos casos das doençastransmitidas pelo Aedes aegypti – chamadas arboviroses – que ocorre atualmente não só em Teresina como em todo o país. “Estamos atuando em parceria com diversos órgãos para recolher os potenciais criadouros do mosquito como também ensinar as principais formar de prevenção”, explica o gerente de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Paulo Marques. 

Região das hortas do Dirceu recebe mutirão de combate à dengue (Foto: PMT)

Além da limpeza, os agentes de endemias da FMS estão dentro das hortas orientando a população que cultiva e frequenta o local, mostrando os pontos vulneráveis, onde é mais fácil a fêmea do mosquito fazer postura de ovos, como tratar a água e como guardar qualquer vasilhame de forma a não acumular água.

Além disso, está disponível no local um estande educativo, onde a população pode saber mais sobre as arboviroses e tirar dúvidas sobre o assunto, para que possam pôr em prática os cuidados de prevenção dentro de suas casas. “O segredo é evitar a reprodução do mosquito antes que eles atinjam a forma adulta, eliminando criadouros”, lembra o gerente de zoonoses.

A infectologista Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, faz um apelo à população para que contribua na luta contra o Aedes aegypti. “A gente não combate a dengue se a comunidade não nos ajudar. Aquele lixo que não foi fechado direito, ou que foi jogado no quintal, tudo pode virar foco do mosquito. E este ano que a gente tem uma pluviosidade fora do comum, com chuva todo dia, o que aumenta o risco. Então eu faço um apelo a todos que não deixem acumular água parada, pois nós nunca sabemos quem vai desenvolver uma forma grave”, pede a médica.

Paulo Marques frisa a importância do trabalho dos agentes de endemias, e pede a colaboração nas visitas domiciliares. “Pedimos também a todas as pessoas para que recebam nossos agentes, peçam a identidade, escutem, aprendam e repitam tudo que eles orientarem, porque eles têm experiência e vão ensinar vocês”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES