Regina Sousa completa 69 anos e é homenageada por W. Dias

Na legenda das imagens o governador escreveu um breve texto em que relembra a época em que os dois eram sindicalistas do Sindicato dos Bancários e deseja felicitações para a sua companheira de mandato.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora Regina Sousa - PT completou 69 anos na quinta-feira (04/07) e foi homenageada pelo governador Wellington Dias - PT que publicou em seu perfil das redes sociais registros de momentos especiais que esteve ao lado da aniversariante. 

Na legenda das imagens o governador escreveu um breve texto em que relembra a época em que os dois eram sindicalistas do Sindicato dos Bancários e deseja felicitações para a sua companheira de mandato.

 “Dia de celebrar a vida da minha companheira de sindicato dos bancários, de partido e parceira de trabalho. Regina, que privilégio é poder trabalhar com você! Que a nossa amizade se perdure por muitos anos. Feliz aniversário!” afirmou 

Quem é Regina Sousa

Nascida em 04 de julho de 1950, na cidade de União em uma família de 14 irmãos, Maria Regina Sousa é a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. E tem como meta defender os temas Educação, Meio Ambiente e Direitos Humanos, fazendo parte das Comissões Técnicas que discutem esses assuntos no Senado Federal. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, já falecido, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda. Aos 10 anos já sabia plantar e colher feijão, milho e fava. Foi quebradeira de coco e observando o que acontecia com seus pais que moravam em terra alheia, ainda menina, compreendeu a necessidade da reforma agrária, expressão que aprendeu com um tio militante das Ligas Camponesas, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.

É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente nacional, e militante sindical desde 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela Universidade Federal do Piauí. Em plena ditadura militar, deu início ao seu processo de consciência política, atuando nos movimentos sociais.

Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983, quando mergulhou na atividade sindical, onde conheceu seu grande parceiro político, Wellington Dias – atual governador do Piauí. 

Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT e coordenou as campanhas do amigo até tornar-se secretária de Administração do governo do Piauí, exercendo o cargo nos dois mandatos de Wellington à frente do Executivo Estadual. Foi presidente estadual do partido por seis vezes.

No Senado, realiza audiências públicas sobre direitos trabalhistas, terras indígenas e quilombolas, violência contra a mulher e a população LGBT, Previdência Social, combate ao racismo entre outros. É autora de vários projetos tramitando no Senado, dentre eles o que garante mais proteção social a crianças com pai ou mãe encarcerados, permite acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil em salas de aula da educação infantil e dos cinco primeiros anos do ensino fundamental e o que garante transporte para mães e filhos recém-nascidos entre o local do parto e a residência, e da residência ao serviço de saúde para complementação de exames.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES