Regina Sousa firma convênio para alimentar pessoas em situação de rua

A iniciativa irá dobrar número de refeições disponíveis em duas casas de apoio que atendem moradores de rua em Teresina.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício, Regina Sousa, assinou convênio com Pastoral para Pessoas em Situação de Rua em uma audiência realizada na última sexta-feira (08). A ação, que se dá por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), irá dobrar o número de refeições disponíveis em duas casas de apoio que atendem moradores de rua em Teresina.

A medida vai direcionar refeições dos Restaurantes Populares do Estado para pessoas em situação de rua atendidos pela Pastoral do Povo de Rua, instância ligada à Arquidiocese de Teresina. “Ao invés de simplesmente distribuir para alguns moradores queremos proporcionar que essas refeições sejam feitas em um lugar apropriado e digno, com acesso a água e a um ambiente limpo. Um local que também possa oferecer mecanismos de trabalho e apoio psicológico”, assinalou Regina Sousa.

Francisco Gilásio

Para a governadora, o Estado Brasileiro deve dar mais atenção à políticas sociais voltadas a população em situação de rua. “Houve um momento de atenção aos mais pobres no Brasil. Meu papel no governo é incluir essas pessoas que ainda não foram contempladas pelo apoio do Estado. Temos que dar as condições básicas para retirá-las dessa situação”, explicou Regina lembrando que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não inclui os moradores de rua no censo populacional.

A gestora da Sasc, secretária Ana Paula Mendes, explicou como vai se dar a parceria com a pastoral. “A Sasc fornece a alimentação, mas é a pastoral quem distribui e faz o cadastramento dos beneficiados. Ficamos muito felizes em poder contar com essa parceria e ajudar ainda mais pessoas em situação de risco”, pontuou.

Duas casas mantidas pela Pastoral do Povo de Rua nas proximidades do centro comercial de Teresina devem passar a oferecer de 20 para 50 refeições cada. A entidade que existe há sete anos oferece, além das refeições, atividades como terapia comunitária integrada, cursos profissionalizantes, catequese e acompanhamento psicológico durante um período de aproximadamente 10 meses de atividades, prazo para restabelecer a pessoa atendida no mercado de trabalho ou no ambiente familiar.

De acordo com o padre João Paulo Carvalho, que coordena a Pastoral e está à frente da administração da Casa, o acolhimento às pessoas que estão vivendo na rua é uma tarefa do Estado e da sociedade.  “A população de rua só cresce. É importante que ampliemos o número de refeições para aumentar nossa capacidade de acolhimento.É necessário perceber que esses irmãos carentes são sinal de Deus. Eles tem a beleza de Deus e podem, com nossa ajuda e auxílio, construir novas histórias”, convida o padre.

Uma das casas de apoio está localizada na Rua Anísio de Abreu, 702, Centro (Sul) de Teresina e está aberta a trabalhos voluntários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES