Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí

Chefe do Executivo estadual realizou Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageia piauienses que contribuem com o Piauí

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado segue com as comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil – O Dia do Piauí, que é celebrada no dia 19 de outubro. A programação conta com cerimônias religiosas e festivas, nas cidades de Teresina e Parnaíba. Em Parnaíba, nessa terça-feira (18), foi realizada a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é a governadora do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

Para a governadora Regina Sousa, esse momento de homenagens é importante porque ajuda a construir a história e a memória do estado. “Estamos contando a nossa história e resgatando uma história que antes não era contada, que tem a participação do Piauí para que o Brasil pudesse ser do tamanho que é hoje. Aproveitamos pra homenagear homens e mulheres que ajudam a construir essa história, desde o pescador ao padre, aos artistas, professores, médicos, todo mundo constrói a história e futuramente alguém vai contar a nossa história. Isso é muito importante porque é a memória do estado. Um estado que não tem memória, não tem história e ninguém vai saber o que aconteceu”, disse.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

Na oportunidade, a chefe do executivo piauiense reforçou a gratidão de poder contribuir para registrar parte da história e ressaltou a importante da minissérie Batalha do Jenipapo, que está sendo lançada para que todos possam conhecer um pouco dessa história, inclusive as crianças.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

 O governador eleito Rafael Fonteles disse estar muito feliz em participar desse momento homenageando piauienses que fazem a nossa história. “Há 200 anos atrás, foi aqui com as ações de Simplício Dias, João Cândido, Leonardo Castelo Branco que realmente tornou possível a independência completa do Brasil, porque o norte do Piauí ainda estava dominado pelas forças portuguesas, que terminou ali na Batalha do Jenipapo em Campo Maior e com alguns conflitos no Maranhão. Realmente o Piauí e o Maranhão libertando o Brasil como um todo e formando a nossa nação de fato livre”, comentou.

Entre os homenageados estavam diversas personalidades de diversos seguimentos. O cantor piauiense Teófilo Lima foi um dos agraciados com o grau oficial.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

“Uma honra receber essa homenagem das mãos da governadora Regina, uma mulher negra, ex-quebradeira de coco e uma das poucas governadoras do Brasil. A gente fica feliz por ser agraciado com essa honraria e nos deixa mais forte para continuar pela nossa arte, pela nossa cultura, pela educação, que pra mim é a medicina social que junto com a cultura e a arte devem caminhar juntos. Parabéns pelos 200 anos”, afirmou o artista.

Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí - Foto: Ascom

Nessa quarta-feira (19), ainda em Parnaíba, foi realizada a aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça. Foi também realizada uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba. A tarde será realizada a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, em Teresina e em seguida a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES