Regiões Norte e Nordeste têm previsão de temporais e risco de inundação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média.

Departamento de Estradas de Rodagem do Acre, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros prestam assistência a famílias do Bairro Triângulo Novo | Ascom/Deracre
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cidades do Norte e Nordeste do Brasil têm registrado chuvas intensas nos últimos dias e devem continuar ao longo desta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média em grande parte das duas regiões, inclusive com risco de inundação. 

Nesta segunda-feira (3), o INMET emitiu alerta laranja (Perigo) que cobre grande parte do Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde há previsão de chuvas intensas que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem chegar a 100 km/h, podendo provocar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Estados do Norte e do Nordeste com alerta de Perigo para chuvas (alerta laranja) | FOTO: Reprodução/INMET

Estados em alerta

Pelo menos sete estados do Norte e Nordeste devem ser atingidos por temporais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Uma das situações mais críticas está em Rio Branco (AC), onde o Rio Acre atingiu 17,76 metros na noite de domingo (2), o nível mais alto até agora. De acordo com a Defesa Civil do município, mais de 14,7 mil moradores tiveram que deixar suas casas por causa da enchente  e estão em abrigos ou casas de parentes e amigos. 

Rio Branco, no Acre, foi uma das capitais no Brasil, que mais choveu em março de 2023, segundo dados do INMET. Acumulou 529,8mm, ficando 85,5% acima da sua Climatologia do mês (285,6mm) e foi o março mais chuvoso em 63 anos, desde 1961.

Rio Acre atingiu continua na cota de inundação e atingiu seu maior nível | FOTO: Reprodução/Defesa Civil Maranhão

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), esse foi o maior nível nos últimos oito anos. Em 2015, o rio atingiu 18,4 metros.

Contudo, o nível do rio tem reduzido, ao longo desta segunda-feira (3), embora ainda permaneça dentro da cota de inundação.

Desabrigados no Ceará

No Ceará, balanço do Corpo de Bombeiros, por meio da Coordenadoria estadual de Proteção e Defesa Civil, aponta 16 municípios em situação de emergência. No estado já há 551 casos de desabrigados, 2.140 casos de desalojados, 26 feridos e seis mortes. 

Risco moderado no Maranhão e Piauí

O CEMADEN emitiu, nesta segunda-feira (3), a Previsão de Riscos Geo-hidrológicos, e considerou Moderada a a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente inundação, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, somada aos acumulados observados na última semana, onde os níveis dos Rios Itapecuru e Parnaíba encontram-se acima de cotas críticas. 

No Piauí, três rios estão próximos da cota de inundação. São eles: Rio Parnaíba, em Luzilândia; Rio Longá, em Esperantina, que já havia atingido cota de inundação no final de semana; e Rio Marataoan, em Barras. 

No domingo (2), Teresina, capital do Piauí registrou 97,4 mm de chuva, segundo apontou o INMET. Até as 8h desta segunda-feira (3), o acumulado foi de 46 mm, em 24 horas.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES