Regularização garante eficiência na distribuição de energia elétrica

Recentemente a Equatorial Piauí fez a regularizações e instalações de novas redes elétricas no município de Curimatá

Instalação de postes de energia em Curimatá | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizada há quase 800 km de Teresina, no extremo Sul do Piauí, Curimatá há mais de 60 anos se emancipou do município de Parnaguá. A cidade de aproximadamente 10 mil habitantes possui a piscicultura, a caprinocultura e a apicultura como atividades fortes que movimentam a economia na zona rural e contribuem para o desenvolvimento do município.

Mas para sua expansão, uma das primeiras necessidades é a instalação de energia elétrica, sobretudo na região urbana da cidade, que vem ganhando um reforço nas instações. As ligações clandestinas, famosas gambiarras, comuns em algumas localidades, no entanto, causam riscos tanto para a comunidade, quanto para os técnicos que atuam no município. São moradores que pagam por instalações fora do padrão correto de segurança, no anseio de poder usar aparelhos eletrodomésticos dentro de casa. No entanto, além do risco que se corre na utilização incorreta da energia, o uso dela ainda não é eficiente.

Obras de regularização da energia elétrica em Curimatá (Foto: Divulgação)

“Assim como em Curimatá e em vários municípios no estado do Piauí, a Equatorial Energia, tem investido pesado na retirada de gambiarras, e o município de Curimatá já foi contemplado com a regularização de quase 400 casas e estamos em plena expansão já em projetos de contemplar novos bairros da cidade. A pretensão é que em 2022 concluir e retirar 100% das gambiarras do município”, declarou Rildo Marcos, executivo de manutenção de redes da Equatorial Piauí.

Recentemente a Equatorial Piauí fez as regularizações e instalações de novas redes elétricas no município de Curimatá. São postes feitos de cimento, com uma vida útil muito superior aos de madeira usados nas gambiarras. Os postes de cimento permitem maior resistência ao esforço, impedindo que um vento forte ou chuva possam paralisar a transmissão da energia.

Grupo Equatorial Energia fornecendo melhorias na energia elétrica de Curimatá (Foto: Divulgação)

Dos 25 anos que Ioneide Oliveira mora em Curimatá, 23 passou usando energia elétrica por meio de gambiarras em poste de madeira, mas depois que a Equatorial Energia assumiu a distribuição de energia, passou a ter o serviço regularizado em sua casa. “A energia passou a ficar estável, não é mais o poste de madeira, além de tudo as ruas estão claras e tudo facilitou para nós”, declarou a professora.

No município algumas obras de reforço de energia também foram feitas, são duas novas linhas de transmissão de energia entre a subestação Curimatá e o município, com extensão de 7km cada e tensão de 13,8 kv. Já a subestação oferece energia para seis municípios: Curimatá, Avelino Lopes, Júlio Borges, Parnaguá, Riacho Frio e Morro Cabeça no Tempo. A subestação foi contemplada em 2021 com uma reforma e muro de proteção.

A energia traz desenvolvimento em todos os setores e, para um município que já cresce, essas instalações são indispensáveis. Em Curimatá, já foram realizados 1.673 cadastros baixa renda. O município ainda possui 494 clientes aptos a receber os benefícios. Além disso, recebeu o Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, que tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas, por meio do programa E+ Geladeira Nova que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES