O rei Charles III fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico nesta segunda-feira (12) e prometeu “ser fiel” ao governo de modelo constitucional. Além disso, voltou a falar de sua mãe, a rainha Elizabeth II, e disse sentir o “peso da história” com a sua perda.  

"Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso", afirmou o monarca, de 73 anos, em seu primeiro discurso para a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, reunidas em Westminster.

Charles ainda lembrou a “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e ao seus deveres, prometendo servir aos mesmos princípios. Depois, voltando a citar William Shakespeare, afirmou que Elizabeth II era “uma modelo de vida em todos os princípios”.

Rei Charles III faz discurso ao Parlamento britânico (Foto: Ben Stansall/AFP)Rei Charles III faz discurso ao Parlamento britânico (Foto: Ben Stansall/AFP)Membros do parlamento também falaram durante a cerimônia e prestaram condolências a Charles Logo depois do discurso, Charles e Camilla embarcaram para Edimburgo, na Escócia, onde o novo rei irá dar prosseguimento aos ritos de despedida de Elizabeth pelo Reino Unido.

Ele fará a abertura do velório público da rainha, que será realizada na igreja St. Gilles. O corpo da monarca chegou à cidade no domingo, 11, e ficará na sede religiosa até terça-feira, 13. De lá, será transferido para Londres, onde a partir da quarta-feira, 14 ficará em novo funeral público por mais quatro dias em Westminster.

O rei britânico Charles III, ao lado da britânica Camilla, rainha consorte (Foto: DAN KITWOOD)O rei britânico Charles III, ao lado da britânica Camilla, rainha consorte (Foto: DAN KITWOOD) A rainha será sepultada no dia 19 de setembro, na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai. (Com informações UOL, AFP e ANSA).

Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

A rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história. Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países

Charles se pronuncia como rei pela primeira vez

O príncipe Charles Philip Arthur George, assume aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido. Elizabeth permaneceu à frente por mais de sete décadas. De acordo com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, ele agora vai se chamar Rei Charles III.

Charles se pronunciou pela primeira vez, agora como rei, após a morte de Rainha Elizabeth II. Por meio de uma nota publicada no perfil oficial da família real no Instagram, na tarde desta quinta-feira (8), o primogênito lamentou o falecimento de sua mãe.