Rei Charles III faz discurso ao Parlamento britânico: “peso da história”

O rei Charles III fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico nesta segunda-feira (12) e prometeu “ser fiel” ao governo de modelo constitucional.

Rei Charles III faz discurso ao Parlamento britânico: “peso da história” | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rei Charles III fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico nesta segunda-feira (12) e prometeu “ser fiel” ao governo de modelo constitucional. Além disso, voltou a falar de sua mãe, a rainha Elizabeth II, e disse sentir o “peso da história” com a sua perda.  

"Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso", afirmou o monarca, de 73 anos, em seu primeiro discurso para a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, reunidas em Westminster.

Charles ainda lembrou a “dedicação insuperável” de sua “amada mãe” ao país e ao seus deveres, prometendo servir aos mesmos princípios. Depois, voltando a citar William Shakespeare, afirmou que Elizabeth II era “uma modelo de vida em todos os princípios”.

Rei Charles III faz discurso ao Parlamento britânico (Foto: Ben Stansall/AFP)Membros do parlamento também falaram durante a cerimônia e prestaram condolências a Charles Logo depois do discurso, Charles e Camilla embarcaram para Edimburgo, na Escócia, onde o novo rei irá dar prosseguimento aos ritos de despedida de Elizabeth pelo Reino Unido.

Ele fará a abertura do velório público da rainha, que será realizada na igreja St. Gilles. O corpo da monarca chegou à cidade no domingo, 11, e ficará na sede religiosa até terça-feira, 13. De lá, será transferido para Londres, onde a partir da quarta-feira, 14 ficará em novo funeral público por mais quatro dias em Westminster.

O rei britânico Charles III, ao lado da britânica Camilla, rainha consorte (Foto: DAN KITWOOD) A rainha será sepultada no dia 19 de setembro, na Capela Memorial George VI, no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai. (Com informações UOL, AFP e ANSA).

Leia Mais

Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

A rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história. Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países

Charles se pronuncia como rei pela primeira vez

O príncipe Charles Philip Arthur George, assume aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido. Elizabeth permaneceu à frente por mais de sete décadas. De acordo com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, ele agora vai se chamar Rei Charles III.

Charles se pronunciou pela primeira vez, agora como rei, após a morte de Rainha Elizabeth II. Por meio de uma nota publicada no perfil oficial da família real no Instagram, na tarde desta quinta-feira (8), o primogênito lamentou o falecimento de sua mãe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES