mais

Reitores de quatro universidades do Piauí pedem vacina para trabalhadores

O documento encaminhado à SESAPI ressalta o papel essencial das atividades de ensino, desde o básico até o nível superior

Os reitores das quatro universidades públicas piauienses – UFPI, Uespi, IFPI e UFDPar – decidiram solicitar à Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) a vacinação dos profissionais de ensino superior. O pedido, formalizado através de Carta Conjunta assinada pelos reitores das quatro instituições, leva em conta a decisão da própria Secretaria de promover a vacinação dos trabalhadores na Educação Básica, Fundamental e EJA. Também argumenta que em outros estados, como o Maranhão e Bahia, já há autorização da vacinação de profissionais de ensino superior.

“É um pedido que busca o tratamento igual entre profissionais de uma mesma área e tem como norte a preocupação com a saúde dessa comunidade tão ampla”, diz o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes. Ele observa que não se busca privilégio, mas apenas tratamento igual. O pedido é acompanhado de informações técnicas.

VEJA O DOCUMENTO ENVIADO

Imagem: Divulgação/UFPIImagem: Divulgação/UFPI

O documento encaminhado à SESAPI ressalta o papel essencial das atividades de ensino, desde o básico até o nível superior. Lembra que a Nota Técnica nº 03/2021, emitida pela Câmara Técnica de Vacinas da própria SESAPI, ressalta essa importância. Os reitores, no entanto, lamentam a exclusão dos trabalhadores de ensino superior da ativa.

“Os grupos de trabalhadores do Ensino Superior foram excluídos dessa nova fase da vacinação, na contramão do que foi feito nos demais estados da Federação. Cite-se, como exemplo, a decisão da Comissão Intergestores Bipartite do vizinho Estado do Maranhão, que, acertadamente, estendeu a campanha para os trabalhadores do Ensino Superior”, afirma a Carta Conjunta assinada pelos reitores Gildásio Guedes, Evandro Alberto de Sousa (da Uespi), Henrique Gomes Lima (IFPI) e Alexandre Marinho de Oliveira (UFDPar).

A vacinação de professores e servidores é considerada essencial para as universidades pensarem no retorno de atividades presenciais.

As informações são da Ascom/UFPI

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail