Relatório aponta precário sistema de saúde mental no Brasil

Da mostra, 35% das unidades não tinham sequer papel higiênico, outro agravante é que 45% das unidades faltavam itens básicos de higiene

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma apuração feita pelo Ministério Público do Trabalho, Conselho Federal de Psicologia, Mecanismo Federal de Combate à Tortura e Conselho Nacional do Ministério Público em hospitais e clínicas psiquiátricas em todo o país revelou o abandono da saúde mental. O documento apontou locais sem estruturas adequadas, falta de condições sanitárias e pacientes que passam por castigo e até tortura.  O Brasil possui 131 hospitais psiquiátricos, destes 40 foram visitados em 17 estados nas cinco regiões, todos apresentaram algum tipo de violação dos direitos à saúde.

As visitas ocorreram em dezembro de 2018, onde foram entrevistados pacientes e funcionários de 15 hospitais públicos e 25 privados que prestam serviço ao Sistema Único de Saúde - SUS. Cerca de 36% dos leitos corresponde à rede pública.  O relatório de 546 páginas teve como mote verificar a crescente onda de notícias e denúncias de violações aos direitos humanos desses locais de rede de saúde. Da Região Nordeste, 13 instituições foram visitadas em cinco Estados. No Piauí, o Hospital Areolino de Abreu, com 160 leitos, não aparece na lista de vistorias.

Da mostra, 35% das unidades não tinham sequer papel higiênico, outro agravante é que 45% das unidades faltavam itens básicos de higiene, 62% não recebem alimentação adequada.  Outro recorte mostrou que 30% dos hospitais não possuíam alvará de funcionamento ou a vistoria sanitária estava vencida. Três locais, somente, possuíam vistoria regular do Corpo de Bombeiros. 

Em entrevista por telefone ao JMN em Brasília, o  presidente o Conselho Regional de Psicologia (CRP-PI), Eduardo Moita, disse que o relatório tem a intenção de fazer um monitoramento da saúde mental no Brasil. "A gente sabe que o número de casos nos Estados está muito aquém da realidade que deveria ter. As equipes estão sobrecarregadas no país inteiro. A iniciativa desse monitoramento é conseguir buscar a conscientização das autoridades e dos ministérios correspondentes à saúde no Brasil", disse em entrevista ao JMN. 

Ao discorrer sobre o assunto com o Hospital Areolino de Abreu, o presidente explica que foram inspecionadas as instituições com quadros mais urgentes, mas que o hospital será acompanhado pelo CRP-PI. 

O que chama a atenção é que a maior parte das instituições, 82,5%,  possuem pacientes com moradias duradouras, ou seja, passam longa permanência e quase a metade delas, 40%, privam o paciente de se comunicar com os familiares. O livro e o documentário "O Holocausto brasileiro" retrata os horrores que já ocorreram nos 'manicômios' brasileiros, coisa digna de campos de extermínio. As denúncias no estudo estão sendo investigadas, e as instituições responsáveis, punidas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES