Relatório do CRM mostra irregularidades na Evangelina Rosa

De acordo com o CRM, medidas urgentes serão tomadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) no Hospital e Maternidade Dona Evangelina Rosa, na zona Sul de Teresina, encontrou inúmeras irregularidades, ausência de poucos leitos para os nascidos e falta de equipamentos.

De acordo com o presidente do CRM, DR. Emanuel Fontes, o principal problema é a ausência de profissionais. 

“Encontramos uma situação grave e verificamos a ausência de profissionais médicos. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está com quadro completo, mas há uma Unidade de cuidados que não dispõe de uma escala completa, deixando muitas crianças desassistidas. Nós temos muitas situações e quando você coloca uma criança fora de uma UTI, isso já é por si só algo extremamente grave. As unidades do Centro Cirúrgico também deveriam ter um pediatra exclusivo, mas este tem que se dividir entre outras alas e acaba não dando assistência necessária. Além da deficiência dos leitos, o mais grave é a deficiência de profissional”,afirma. 

O Hospital e Maternidade Evangelina Rosa é a principal instituição que atende gestantes e bebês no Estado e são poucos leitos para recepção destes. “Nasce uma criança com um problema, ela fica dentro da sala do Centro Cirúrgico e não tem para onde ir. Quando ela fica nesta sala, obviamente bloqueia o Centro Cirúrgico que não pode ser utilizado para outros procedimentos, como um parto ou uma curetagem, já que está sendo ocupado”, acrescenta Emanuel.

Denúncias foram enviadas para o CRM que deverá entrar com medidas mais enérgicas. A Maternidade, por meio de uma nota, informou que está sendo reforçado os trabalhos de higiene dentro do local e que 12 profissionais a mais estão dentro do contingente. A nota diz os outros problemas também serão sanados.

Ainda segundo a nota, a Maternidade atende outros estados e, por mês, chega a fazer mais de mil partos mensalmente, o que sobrecarrega o atendimento da Unidade.

Para o CRM, medidas urgentes serão tomadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES