Renovação de frota de veículos depende de visão de futuro dos gestores

A próxima etapa do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores), prevista para 2022, só deve entrar em vigor daqui 5 anos, em 2025.

Se houvesse um plano de renovação de frota bom o suficiente para estimular a troca de veículo em mau estado por um mais novo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação das montadoras - Anfavea volta a abordar o assunto sobre um programa de renovação da frota de veículos no Brasil e pede a postergação de regras ambientais mais rígidas. A próxima etapa do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores), prevista para 2022, só deve entrar em vigor daqui 5 anos, em 2025.

É uma ideia ruim na essência, pois afeta diretamente a qualidade de vida nas grandes cidades e abala a já corroída imagem das montadoras. Porém é necessário entender os motivos da proposta em meio à perda de receita causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Se houvesse um plano de renovação de frota bom o suficiente para estimular a troca de veículo em mau estado por um mais novo

As empresas não podem simplesmente importar uma solução pronta e aplicar em seus veículos para refuzir as emissões. É preciso gastar muitas horas de engenharia e rodar centenas de milhares de quilômetros no processo, além de desenvolver os minilaboratórios que vão a bordo dos carros em teste. 

Todo o processo entra na conta de nacionalização e evolução tecnológica dos produtos, que reduz custos e permite acessar benefícios fiscais. O investimento é alto, mas ainda é melhor do que importar. 

Se houvesse um plano de renovação de frota bom o suficiente para estimular a troca de veículo em mau estado por um mais novo, mesmo que usado, não haveria necessidade de lutar pelo atraso, com ou sem pandemia. A roda iria continuar a girar.

Não se trata de atingir veículos antigos colecionáveis, perfeitamente conservados e pouco usados. A questão envolve carros mal cuidados que circulam diariamente, tendo ao volante donos dispostos a aposentá-los caso surja um estímulo.

Vale lembrar que os veículos vendidos entre os anos 1990 e a primeira década do século 21 eram movidos por gasolina e diesel. Ainda não havia a massificação do carro flex, e veículos a etanol eram coisa raríssima. 

Não existe solução simples. Um programa de bom nível envolve todos os entes governamentais, Detrans, empresas responsáveis pela reciclagem dos veículos velhos, bancos dispostos a conceder crédito. É um campo próspero para gente de má-fé, daí a necessidade dos mecanismos de controle. 

O processo vai precisar de menos burocracia e de perdão de dívidas. Há muitos carros em circulação cujo valor não cobre nem a metade do IPVA que ficou para trás. 

E também serão necessários legisladores sem medo de falar em temas antipáticos em um primeiro momento, mas que trarão benefícios ambientais e sociais em médio prazo, incluindo a geração de empregos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES