Repelentes para afastar a dengue! O que dizem os especialistas sobre o uso

O repelente pode ajudar, mas é preciso cuidado para não exagerar no uso. Saiba mais como tornar segura sua aplicação

Repelentes devem ser usados para afastar mosquitos da dengue | Bigstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo está em alerta com a dengue. A picada do mosquito Aedes aegypti pode trazer muitos transtornos. Além dos cuidados básicos, como não deixar água acumulada em vasilhames, o repelente pode ajudar, mas é preciso cuidado para não exagerar.

A Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lembra que as versões químicas em líquido, creme ou aerossol ajudam a evitar a picada do mosquito. No entanto, é necessário que antes da liberação para o uso,sejam aprovados pela Anvisa e, mais que isso, precisam ser usadas corretamente.

Repelentes sãoaletrantiva contra mosquito da dengue - reprodução internet

“Existem hoje diferentes princípios ativos nos repelentes químicos, cada um com um intervalo de aplicação diferente e faixa etária recomendada”, explica a médica que exemplifica os tipos.

Veja os tipos

Icaridina: é mais comum e é a versão mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e costumam durar mais na pele -- de 5 a 10 horas. Mas, a maioria deles, só pode ser utilizado a partir de 2 anos de idade.

reprodução internet

DEET: Tempo de ação estimado é de 2h a 8h, variando de acordo com a concentração (5% a 30%) as concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos e não apresenta riscos a gestantes.

IR3535: Tempo de ação estimado é de 4h a 8h, dependendo da concentração, pode ser usado em crianças a partir dos 6 meses de idade e não apresenta riscos a gestantes

Atenção no uso e exagero de repelentes - Bigstock

 Repelentes elétricos

A médica recomenda buscar alternativas como os repelentes elétricos, que são colocados nas tomadas das paredes de casa, podem ser uma boa opção além de não apresentarem riscos para a saúde.

Sem exageros é a melhor forma de agir. A médica diz que é preciso ler o rótulo com atenção para entender como o produto funciona e o quanto utilizar para não ter intoxicação

“Sintomas como vômitos, tosse e sudorese podem indicar perigo no uso”, revela a médica que acrescenta a lembrança de que o tempo de reaplicação deve seguir o indicado em cada um dos produtos.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES