Reportagem flagra capivaras atravessando calçada da Ufpi

Animais ficam vulneráveis a atropelamentos

Família de capivaras na Ufpi | Léo Vilari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reportagem do Jornal Meio Norte, a caminho de uma pauta, encontrou um família de capivaras em uma das avenidas que dá acesso ao setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) na tarde desta quinta-feira (7). Foram flagrados três animais da espécie Hydrochoerus hydrochaeris, sendo um maior, um menor e um filhote. 

Família de capivaras foi flagrada atrevessando calçada da Ufpi. Crédito: Léo Vilari.

A preocupação, além da caça irregular, é o atropelamento, tendo em vista que o fluxo de veículos na região é bastante regular. Os animais vivem um pântano próximo à região do campus Ministro Petrônio Portella, por trás do Centro de Tecnologia (CT).

Reportagem "tangeu" animais para dentro do mato para evitar atropelamentos. Crédito: Léo Vilari.

O período das chuvas leva os animais às ruas e calçadas, então o cuidado ao acessar deve ser redobrado. Não há placas de sinalização que indiquem a presença de animais. "Eles buscam alimentos e também pode ser época de reprodução", conta Jacqueline Lustosa, ambientalista do Instituto Cágado de Barbicha.

Capivara dentro do pântano. Crédito: Léo Vilari.

Jacqueline conta que os capivaras também são encontrados nas imediações do Iate Clube de Teresina, que só dispõe de placas de sinalização na região do Lagoas do Norte. Procurada pela reportagem, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) não retornou o questionamento sobre a ausência de placas.

Assista ao vídeo do flagra:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES