Representantes franceses discutem melhorias no transporte público de THE

Na atual etapa do projeto, equipes têm desenvolvido ferramentas para melhorias na gestão do transporte público de Teresina.

Reunião | Rômulo Piauilino – Semcom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina reuniu nesta quarta-feira (13), representantes do Departamento de Transporte e Mobilidade Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), situada em Paris, para uma maratona de reuniões para tratar do #DesafioMoveTeresina: Observatório do Transporte. Na atual etapa do projeto, equipes têm desenvolvido ferramentas para melhorias na gestão do transporte público de Teresina.

A reunião foi coordenada pelo Departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), e contou também com a presença de do consórcio Systra/Unifor e Despacio. Diante das condições sanitárias, o encontro ocorreu de forma híbrida, com participantes virtuais e presencial. O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, fez o encerramento do encontro da manhã de hoje (13), que ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

Representantes franceses participaram de maratona de reuniões em Teresina - Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

A Agência Francesa e nós, da Prefeitura, temos desenvolvido este projeto focado na mobilidade urbana e seus impactos. Nessa perspectiva de maratona de reuniões, temos discutido as etapas das ferramentas em desenvolvimento, que são ações focadas na área de tecnologia para melhorias no transporte público. São três protótipos que devem ser concluídos ainda este semestre para que se iniciem as aplicações”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

Da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), participaram o Diretor do Departamento de Mobilidade e Transporte, Stéphene Carcas; Suzanne Spooner, líder de equipe da Divisão de Mobilidade e Transporte, ambos do escritório em Paris; e Fernando Pacheco, Oficial de Projetos da AFD, em Brasília.

Projeto e ideias são focadas na mobilidade urbana e seus impactos - Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

A França tem investidores muito competentes e que estão olhando para o Brasil e para o nosso município. Só temos a agradecer por esta parceria e dizer que é um presente ter esse suporte para o desenvolvimento de projetos voltados para a mobilidade. Além disso, temos tratativas sobre recursos na ordem de 36 milhões de euros que vamos retomar essa discussão e fazer avançar”, disse Dr. Pessoa, Prefeito de Teresina.

Estiveram presentes representantes dos três grupos selecionados para desenvolvimento dos protótipos que visam uma otimização dentro do sistema de transporte teresinense. Todos os projetos têm como objetivo a melhoria da gestão, com foco na qualidade sistemática da coordenação do transporte e, consequentemente, a utilização da população. Os projetos trabalham para uma integração de todos os órgãos responsáveis pela gestão de recursos, frota e organização de rotas e outras demandas. “O objetivo é criar um sentimento de pertencimento dos usuários e dos que fazem a gestão do transporte” complementa Felipe Gurgel, representante do grupo Prontuário Busão.

A maratona de reuniões iniciou na tarde de terça-feira (13), e encerra sua programação na tarde desta quarta-feira, em um encontro com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES