Resíduos de rochas são transformados em pisos de alto padrão

O projeto vem sendo desenvolvido por um cearense que recebeu o apoio do Governo do estado do CE para dá prosseguimento ao estudo

Projeto quer reaproveitar resíduos para transformar em pisos | Governo do Ceará/Ascom Secitece
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudo é inédito e vem sendo desenvolvido na cidade de Sobral por um cearense. A iniciativa de transformar resíduos de rochas em pisos de alto padrão dei a ele a seleção no edital “Catalisa ICT”, do Sebrae, que elege pesquisas com grande potencial de inovação por todo o País.

Com isso, o autor poderá receber capacitação necessária para elaborar um plano de inovação, primeiro passo para entrar no mercado e dar maior valor ao seu produto.

A pesquisa “Produção de porcelanato a partir do reaproveitamento de resíduos de rochas ornamentais” é coordenada pelo professor Francisco Pinto Filho, do curso de Engenharia Civil de uma faculdade cearense.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Resíduos podem ser transformados em pisos a partir de estudo desenvolvido no Ceará/Ascom Secitece  

O Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Estado (Simagran) também apoia a iniciativa, que deverá impulsionar o setor da construção civil, especificamente o segmento de pisos e porcelanatos.

O professor Francisco Pinto explica melhor como acontece o reaproveitamento dos resíduos: “O processo para a fabricação de mármores, granitos e outros produtos similares ocorre em três fases: extração, beneficiamento e acabamento. 

A nossa atuação está justamente na primeira fase, que é a extração, de onde reaproveitamos os pós das pedras que são comumente descartados nesta etapa”.

O secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho, tem acompanhado de perto a execução do estudo. Carvalho é engenheiro civil, professor da UVA e possui larga experiência no segmento de materiais e componentes de construção. Para ele, a pesquisa tem grandes chances de atender ao setor produtivo, que hoje, mais do que nunca, busca soluções inovadoras e sustentáveis.(Com informações de Ascom Secitece)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES