Respiração nasal:Você sabe qual a importância?

Iniciativa alerta a população sobre os cuidados com as vias nasais e importância da respiração correta

Respirar da forma correta evita problemas | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nariz é a porta de entrada do sistema respiratório, responsável por aquecer e umidificar o ar inalado, além de filtrar as partículas e microrganismos. Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias tendem a piorar, já que a temperatura e umidade do ar baixas criam um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias que causam ou agravam estas doenças. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz para prevenção das doenças respiratórias e os benefícios da respiração feita pelo nariz de forma correta, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da Libbs Farmacêutica, promovem a primeira Semana da Respiração Nasal, que acontece de 29 de junho a 3 de julho.

"A respiração pelo nariz é fundamental para que o ar inalado seja adequadamente condicionado. Isso quer dizer que, ao passar pelo nariz, o ar é filtrado, umidificado e aquecido em condições ideias para a oxigenação nos pulmões. Quando ocorre respiração bucal esse condicionamento não é adequado", alerta a Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Maura Neves. Por isso é importante prestar atenção na respiração. Dr. Fabrizio Romano, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, explica que "respirar corretamente pelo nariz permite que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, renova e aumenta a energia do corpo, melhora a concentração e garante uma noite de sono tranquilo".

Reprodução internet

Para ajudar a prevenir as doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite, sinusite, entre outras, a recomendação é realizar a limpeza e hidratação nasal diariamente2. Enquanto a limpeza nasal remove as impurezas inaladas e agentes agressores, como vírus e bactérias, e auxilia a diluir e remover as secreções, a hidratação nasal cria uma barreira mecânica de gel, umidificando a mucosa nasal por mais tempo. "Assim como temos o hábito de escovar os dentes para cuidar da saúde bucal, é preciso incluir na rotina os cuidados com a saúde nasal", afirma Dra. Maura. O uso de soluções salinas para a limpeza nasal deve ser intensificado no inverno. A médica recomenda que a limpeza e hidratação nasal sejam feitas, no mínimo, duas vezes ao dia.

"É pelo nariz que captamos os diversos aromas, que vão ajudar o cérebro a interpretar e distinguir o sabor da comida", explica o especialista. Por isso, estar com as vias respiratórias obstruídas ou perder o paladar podem indicar problemas com o nariz. Dr. Fabrizio explica que o teste pode ser feito com café, canela ou vinagre. Além disso, como a perda do olfato é um dos primeiros sintomas da Covid-19, é preciso redobrar a atenção nesse momento e consultar um otorrinolaringologista ao notar quaisquer mudanças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES