Restauração da estátua do Cristo Redentor deve começar em janeiro

Restauração da estátua do Cristo Redentor deve começar em janeiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eleita, em julho deste ano, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a est?tua do Cristo Redentor vai ser restaurada. O secret?rio estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Eus?bio Scheid, assinaram hoje (10) o protocolo de inten?es para dar in?cio ?s obras de restaura??o, em janeiro do ano que vem.

Com custo estimado em R$ 1,7 milh?o, a previs?o ? de que as obras durem quatro meses, mas o ponto tur?stico continuar? aberto ? visita??o nesse per?odo.

O superintendente do Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional no Rio (Iphan-RJ), Carlos Fernando Andrade, ressaltou que, apesar de as obras de manuten??o serem necess?rias, ainda ser? preciso analisar o projeto de restaura??o do monumento para autorizar o in?cio das obras.

"O Cristo ? um bem nacional tombado - o Iphan precisa n?o s? fiscalizar a manuten??o, como tamb?m autorizar a realiza??o das obras. Ainda n?o recebemos solicita??o para exame de novas obras na est?tua do Cristo Redentor, mas constatamos que obras de manuten??o precisam ser feitas", disse ele.

Segundo o superintendente do Iphan-RJ, o Cristo est?, de fato, precisando de manuten??o. "? importante porque ? o cart?o postal do Rio de Janeiro, o monumento mais visitado da cidade. A priori n?o h? nenhum impedimento para as obras."

O Iphan ? o ?rg?o que fiscaliza bens culturais tombados e autoriza a realiza??o de reformas. De acordo com Carlos Fernando Andrade, a princ?pio n?o haveria nada que pudesse embargar a obra.

Inaugurado em 1931, o Cristo Redentor ? o ponto tur?stico mais visitado no estado do Rio de Janeiro. S?o mais de 700 mil turistas que visitam todo ano um dos maiores cart?es postais da cidade. Desde 2002, o acesso ao morro do Corcovado, onde se localiza a est?tua, ? feito por meio de tr?s elevadores panor?micos e quatro escadas rolantes com capacidade para 9 mil pessoas por hora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES