Restos mortais de 240 pessoas são encontrados abaixo de loja no Reino Unido

Alguns dos restos mortais apresentam ferimentos na cabeça, que são consistentes com uma batalha. Essas marcas podem ter sido causadas por flechas ou balas de mosquete.

Restos mortais de 240 pessoas são encontrados abaixo de loja no Reino Unido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os restos mortais de mais de 240 pessoas, incluindo crianças, foram desenterrados por arqueólogos que trabalham nas ruínas de um convento medieval encontrado sob uma antiga loja de departamentos. A descoberta "extremamente significativa" foi feita sob o antigo edifício Ocky White na cidade de Haverfordwest, no País de Gales.

Um pesquisador disse que a descoberta oferece uma "janela para a Haverfordwest medieval". A Ocky White foi uma loja de departamentos popular por mais de um século antes de fechar em 2013. 

Restos mortais de 240 pessoas são encontrados abaixo de loja no Reino Unido (Foto: Reprodução)Andrew Shobbrook, supervisor do trabalho no local, descreveu o convento como um complexo de edifícios com dormitórios, scriptoriums, estábulos e um hospital. "É um lugar bastante prestigioso para ser enterrado. Você tem uma variedade de pessoas, desde os habitantes mais ricos até os moradores da cidade em geral", disse.

Acredita-se que o cemitério possa ter sido usado até o início do século 18. Cerca de metade dos restos mortais encontrados são de crianças, o que pode indicar uma alta taxa de mortalidade infantil à época. Todos os ossos passarão por análises antes de serem enterrados.

"Sabemos que a cidade foi sitiada em 1405 por Owain Glyndŵr e esses indivíduos podem ser vítimas desse conflito", acredita Shobbrook.

Restos mortais de 240 pessoas são encontrados abaixo de loja no Reino Unido (Foto: Reprodução)Alguns dos restos mortais apresentam ferimentos na cabeça, que são consistentes com uma batalha. Essas marcas podem ter sido causadas por flechas ou balas de mosquete, de acordo com Shobbrook. Uma teoria aponta que as vítimas podem datar de um ataque liderado por Owain Glyndŵr, que foi o último galês nativo a ter o título de Príncipe de Gales.

"Nunca em meus sonhos mais loucos pensei que me envolveria em algo tão grande", confessou a arqueóloga Gaby Lester.

"Esse achado está revelando uma grande parte da história de Haverfordwest e Pembrokeshire."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES