Resultado da vacinação contra aftosa sai no dia 20

Resultado da vacinação contra aftosa sai no dia 20

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ag?ncia de Desenvolvimento Agropecu?rio do Piau? (Adapi) vai divulgar, no pr?ximo dia 20, o resultado final da campanha de vacina??o contra a aftosa, encerrada no dia 31 de dezembro do ano passado. O an?ncio foi feito, na manh? desta segunda-feira (14), pelo diretor do ?rg?o, Jos? Ant?nio Filho, acrescentando que os dados est?o em fase final de tabula??o.

A meta da campanha era vacinar pelo menos 80% do rebanho bovino e bubalino, de 1,6 milh?o de cabe?as, o que ir? permitir a sa?da do Piau? da zona de risco desconhecido para febre aftosa, o que vem prejudicando o desenvolvimento da pecu?ria piauiense, tendo em vista a proibi??o de comercializa??o do gado fora do Estado.

A campanha come?ou no dia 30 de novembro, com a presen?a do vice-governador Wilson Martins, representando o governador Wellington Dias, na fazenda Monte Santo, na zona rural de Teresina. A fazenda, de propriedade do empres?rio Ant?nio Carlos de Medeiros, possui 87 cabe?as da ra?a leiteira holandesa e ? especializada em latic?nios. De sua produ??o de leite, 60% s?o destinados ? pasteuriza??o e os 40% restantes s?o transformados em iogurte e bebida l?ctea.

A vacina??o chegou a ser prorrogada por mais 30 dias, a pedido dos criadores, que alegaram dificuldades provocadas pela seca para poder imunizar todo o rebanho. O Conselho de Defesa Sanit?ria Animal e Vegetal, ?rg?o da Adapi, entendeu que realmente estava havendo uma baixa resposta imunol?gica e acatou o pedido de prorroga??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES