Reunião definirá pontos para vacinação contra influenza no Piauí

A reunião desta tarde discutirá, entre outros pontos, a estratégia da vacinação.

vacinacao | Tomaz Silva/ Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) iniciou em 12 de abril e vai até 9 de julho. O Ministério da Saúde pretende vacinar 90% dos grupos prioritários, de um total de 79,7 milhões de brasileiros, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe. No Piauí será realizada uma reunião na tarde desta terça-feira (13) para definir a logística de como o processo de vacinação deverá acontecer.

Devem comparecer aos postos de vacinação, neste primeiro momento, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 45 dias). O Ministério da Saúde deverá distribuir 80 milhões de doses. A campanha deverá acontecer em etapas, para o inicio da vacinação foram enviadas 109.600 doses para o Piauí.

A Sesapi ressalta a necessidade da vacinação contra a gripe para evitar complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da Influenza. Além disso, é necessária para evitar sobrecarga nos sistemas de saúde neste período de pandemia, uma vez que a demanda pelos serviços de saúde, devido a infecções pela Covid-19, aumentaram consideravelmente.

Reunião da Sesapi com Ministério define vacinação - Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

A reunião desta tarde discutirá, entre outros pontos, a estratégia da vacinação. Por causa da pandemia, a vacinação deve ocorrer em três etapas, conforme a realidade de cada município, que também terá autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D). As orientações do Ministério da Saúde apontam ainda que, caso a pessoa se enquadre como contemplada no grupo prioritário para influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a vacinação contra a Covid-19 , respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

“É importante lembrar que ambas as vacinas são importantes e uma não substitui a outra. Ou seja, quem tomar a vacina contra a gripe não ficará imune contra o novo coronavírus. Ainda assim. Todos os protocolos de saúde e segurança deverão ser mantidos durante a imunização. Mesmo com o início da campanha em abril, a imunização contra o novo coronavírus será mantida conforme cronograma”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES