Reunião discute situação dos afetados pela chuva em Teresina

Situação das famílias em área de risco está preocupante

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido às intensas chuvas e o aumento do volume da água dos rios, várias famílias que moram em áreas de risco e comunidades ribeirinhas estão sendo afetadas, muitas delas tendo que sair de suas casas. Para debater a situação dessas famílias, um grupo de vereadores recebeu na Câmara Municipal de Teresina, secretários e superintendes da Prefeitura para discutir sobre o plano de contingenciamento da situação.

Os superintendes Paulo Lopes da SDU/Sul, Ângelo Cavalcante da SDU/Leste, Márcia Muniz da SDU/Centro-Norte, Evandro Hidd da SDU/Sudeste e os secretários, Samuel Silveira, da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Marco Antônio Ayres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) se apresentaram na reunião e explicaram o plano da Prefeitura para a situação de bairros e comunidades próximas aos rios que podem ser afetados devido às chuvas. Os vereadores Venâncio Cardoso (Progressistas), Gustavo Gaioso (PTC), Graça Amorim (MDB), Joaquim do Arroz (PRP) e Edilberto Borges (o Dudu do PT) receberam os gestores.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Marcos Antônio Ayres, a grande questão é que existe uma ocupação de áreas alagadas sem planejamento, aliado a isso há também a não realização de projetos de drenagem em obras de habitação, o que de acordo com o secretário, ocasionam boa parte dos problemas apontados pela população.

Já o secretário Samuel Silveira destacou o trabalho da Prefeitura em conjunto com a Defesa Civil e as SDUs e lembrou ainda do telefone 153, da Defesa Civil, para que os moradores afetados pelas chuvas possam entrar em contato e solicitar ajuda mais rapidamente.

Para Venâncio, a situação das famílias em área de risco está cada vez mais preocupante. De acordo com o vereador, é necessário que o plano de ação seja realmente funcional e que alcance a todos os afetados com eficiência. “Já é uma situação desesperadora ter que deixar a própria casa. Creio que essa assistência tenha que ser feita da melhor maneira e acredito que a Prefeitura tem se esforçado nesse sentido. A questão agora é manter um monitorando das áreas de risco e prestar o devido auxílio à população já afetada. A Câmara Municipal vai cumprindo seu papel acompanhando de perto a ação das autoridades junto à população afetada”, disse o parlamentar municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES