Reunião Geral do Corso detalha pontos de segurança, trânsito e saúde

No que diz respeito a policiamento, cerca de 600 policiais divididos em três turnos, todos caracterizados e padronizados com capacete branco e coletes refletores, estarão no evento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (12), o Palácio da Música de Teresina foi palco da tradicional Reunião Geral do Corso de Zé Pereira. Nela, foi detalhado todo o esquema de segurança, trânsito e saúde, e apresentados os pontos e novidades culturais da folia. O maior evento carnavalesco do Piauí, será realizado neste sábado (15), a partir das 16h, na Avenida Raul Lopes.

Durante a reunião, foram apresentadas duas novidades no que diz respeito a segurança e trânsito. Este ano, juntamente com o Centro Integrado de Segurança, a Secretaria de Justiça estará presente para monitorar a festa e verificar se na avenida existem pessoas com tornozeleiras eletrônicas, o que, segundo a lei, é proibido.

De acordo com o Coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização da Strans, serão colocadas grades e segurança privada em torno o condomínio da Avenida Raul Lopes, para oferecer proteção aos moradores e ao local. A entrada na avenida será proibida a partir das 14h, como de costume.

Rômulo Piauilino“Com cada ano que passa, vamos nos aperfeiçoando e temos conseguido minimizar o impacto no trânsito. A vinda da concentração para a Raul Lopes fez com que tirássemos um peso em outros locais, como a Marechal. Esse é um ponto positivo, assim como a circulação dos carros na avenida até certo horário”, afirmou.

Ainda segundo o diretor da Strans, os pontos de dispersão dos caminhões serão as avenidas Cajuína e João XXIII, e a concentração continua em frente ao Centro de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante todo o evento, a Ponte Estaiada estará aberta para a circulação de veículos, mas serão interditadas as alças que dão acesso ao evento.

No que diz respeito a policiamento, cerca de 600 policiais divididos em três turnos, todos caracterizados e padronizados com capacete branco e coletes refletores, estarão no evento. Serão 12 elevados da Polícia Militar para apoio. Assim como nos anos anteriores, os dez acessos à avenida terão pontos de bloqueio com policiamento e vistoria, quanto a drogas, arma e para evitar a entrada de recipientes em vidro. O esquema de segurança também terá 14 viaturas e quatro motocicletas da Guarda Municipal, equipados para o melhor monitoramento da área e patrulhamento na entrada e saída dos foliões.

O Corso 2020 conta com 400 barraqueiros cadastrados, e com 40 fiscais da SDU, com objetivo de vetar comidas e bebidas em recipientes de vidros, além de 150 homens que irão ajudar na limpeza durante e após o evento, que tem previsão de término às 23h. Para facilitar o monitoramento, haverá containers em frente aos seis palcos.

No que diz a respeito à saúde, o Centro Integrado de Segurança irá contar com um médico, um enfermeiro e cinco atendentes de enfermagem, além de uma ambulância de atendimento básico. Segundo o representante do SAMU, Dr. José Ivaldo, geralmente as ocorrências acontecem devido ao excesso de bebida alcoólica e escoriações.

“Normalmente não temos ocorrências com maior gravidade, além do excesso de bebidas alcoólicas. Tudo que for necessário de primeiro atendimento, o ponto de apoio consegue resolver na avenida. Se houver necessidade, teremos ambulância para fazer o deslocamento para o hospital da Primavera que contará com equipe reforçada”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES