Réveillon deve ser chuvoso em Teresina e no Litoral

As chuvas já iniciaram nesta segunda-feira, em Teresina

Chuvas | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um mês de calor intenso, as altas temperaturas deram uma trégua, em Teresina, na segunda-feira (30), com céu nublado e pancadas de chuva em algumas regiões da cidade. A previsão meteorológica aponta que os últimos dias de 2019 serão chuvosos, embora ainda na condição de pequeno volume de chuvas por todo o estado do Piauí, inclusive no litoral.

“As condições atmosféricas mostram que já há nuvens operando sobre a faixa cerradeira, próximo à cidade de Floriano, chuvas atuando também no sertão, na região valenciana, avançando sobre Picos e com possibilidade de chuva na cidade de Teresina”, disse o meteorologista Werton Costa.

José Alves Filho

Apesar de as precipitações terem demorado a chegar, o meteorologista afirma que a tendência é que elas fiquem mais comuns a partir de agora. Ele explica que, inicialmente, a cidade de Teresina e toda a região Nordeste passavam por um bloqueio atmosférico, uma condição que impedia a formação de nuvens de chuvas e potencializava as temperaturas, proporcionando um calor intenso. 

Essa condição, que perdurou no final de novembro e por quase todo o mês de dezembro, dificultou o volume de chuvas previsto para a região, neste período. Muitas cidades no estado do Piauí fecharam não só novembro, mas devem fechar dezembro com percentuais de chuva abaixo da média. Porém, o cenário começa a mudar com o fim do bloqueio atmosférico. “O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), o sistema atmosférico que impediu a formação de chuvas, recuou para o Sudeste do Brasil”, explica o meteorologista.

Essa nova condição também é alimentada por uma mudança na temperatura do Oceano Atlântico, que estava mais fria, o que impedia a entrada de umidade.  “Agora, o Atlântico segue aquecendo. Se esse aquecimento continuar por todo o mês de janeiro, teremos a garantia de uma estação chuvosa vigorosa nos próximos meses”, relata Werton.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES