RFCC ajuda a recuperar a autoestima de mulheres no Piauí

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí doa perucas para mulheres que lutam contra o câncer

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quimioterapia ajuda a impedir a propagação do câncer em algumas pessoas. No entanto, o tratamento oncológico pode causar vários efeitos colaterais temporários, dentre eles a queda de cabelos, uma etapa que coloca em risco a autoestima de pacientes.

Antes de descobrir o diagnóstico de câncer de colo do útero, no início do ano, a pedagoga Francisca Rodrigues, 45, considerava o assunto um pouco supérfluo diante de uma doença grave. Mas a experiência de perder cabelos, cílios e sobrancelhas em um curto período foi assustadora.

Francisca ganhou sua primeira peruca da RFCC (Foto: Raissa Morais)

Com a queda dos fios, a pedagoga evitava sair de casa e não queria ser vista pelos próprios familiares. "Quando descobri o câncer, achava que já estava morta, chorei por meus filhos. Depois veio o impacto da quimioterapia com meu cabelo caindo por completo. Eu não queria que meu marido me olhasse, me sentia mal", conta.

Moradora do município piauiense de Aroazes, Francisca passou a enfrentar constantes viagens a Teresina em busca de tratamento. Nas rotinas de quimioterapia, ela foi apresentada à Rede Feminina de Combate ao Câncer e ganhou sua primeira peruca.

"A peruca melhora a autoestima da gente, muda a forma como você se olha no espelho. Foi muito triste ver meu cabelo caindo, mesmo com médicos me dando forças. Eu já não sabia o que era ter autoestima, não conseguia me ver como mulher", relata a pedagoga.

RFCC ajuda mulheres a recuperarem a autoestima (Foto: iStock)

Para Francisca, além da peruca ajudar na recuperação da confiança dos pacientes, ela é uma forma de incentivar o tratamento e evitar que mulheres abandonem as quimioterapias. Aos 75 anos, Adelcina Sousa de Carvalho presta apoio às mulheres em tratamento contra o câncer. 

Anualmente, a empresária deixa os cabelos atingirem um tamanho ideal para doação dos fios. Na Estação Rede, projeto da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ela encontrou uma forma de amenizar o sofrimento de mulheres.

"A gente busca fazer o bem, apenas isso. Chego aqui, pergunto em que posso ajudar e pronto. Me sinto grata em doar meus cabelos, eles sempre crescem novamente e eu ainda posso sentir a gratidão dessas pessoas", relata Adelcina.

Loja ajuda a arrecadar fundos para manter os projetos

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) inaugurou o projeto e loja ‘Estação Rede’, localizada no ambulatório do Hospital São Marcos, em Teresina, no ano de 2018.

O objetivo desse espaço é suprir as necessidades dos pacientes e das pessoas que frequentam o Hospital, oferecendo diversos produtos e serviços a preços acessíveis. As perucas são doadas a mulheres e crianças assistidas pelo Lar de Maria e demais projetos da RFCC.

Na Estação Rede também são comercializados itens de higiene pessoal, presentes, lanches rápidos e camisas personalizadas.

A entidade ressalta que todo o lucro arrecadado com a venda dos produtos é destinado para a manutenção dos projetos da casa.

APOIO

Esta matéria faz parte de uma iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) em parceria com instituições sociais para apoiar a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outros grupos que foram impactados pela pandemia da Covid-19. 

A ação compartilha histórias com objetivo de transformar vidas e arrecadar recursos financeiros para compra de alimentos e demais materiais solicitados pelas entidades participantes.

PIX SOLIDÁRIO

As doações devem ser entregues no Lar de Maria situado na Av. São Raimundo, nº 1000, bairro Piçarra. Também é possível ajudar pela chave PIX CNPJ: 12.175.857/0001-21. Mais informações podem ser adquiridas pelo número (86) 3215-9650.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES