RFCC-P: Fevereiro Laranja potencializa combate à leucemia

RFCC-PI reafirma seu compromisso social e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

RFCC-P: Fevereiro Laranja potencializa combate à leucemia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já é de conhecimento público que a leucemia é um dos tipos de câncer mais agressivo e comum. Dados disponibilizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, só em 2020, o Brasil contabilizou 10.810 novos casos da doença. Os números são expressivos e preocupantes, por isso é fundamental atuar de maneira proativa contra a doença. A campanha Fevereiro Laranja surge exatamente com este propósito: reforçar a conscientização e o combate à leucemia a partir do diagnóstico precoce. Dessa forma, uma das principais recomendações é realizar exames periodicamente.

Anualmente e, em especial neste mês, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) reitera seu compromisso enquanto entidade dedicada a cuidar e orientar efetivamente a população quanto aos cuidados e diagnóstico precoce da leucemia, que tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea. Uma vez que não se sabe a origem da doença, não é possível preveni-la. Contudo, alguns sinais devem ser levados em consideração para o tratamento antecipado: anemia, queda de imunidade e sangramentos. 

Com relação à anemia, ela traz algumas características que devem ser observadas: cansaço, inapetência e indisposição para realizar tarefas simples do dia a dia, bem como casos de tontura e desmaios. Já quanto à imunidade, as pessoas precisam estar atentas a infecções banais que progridem incomumente, podendo, inclusive, ocasionar quadros graves. Por fim, sangramentos na gengiva, nariz, ao urinar e o aparecimento de hematomas no corpo sem nenhum ou considerável impacto são sinais de atenção. Portanto, a ida ao médico para o devido acompanhamento é peça-chave em quadros de suspeita. 

Segundo Carmem Campelo, presidente da RFCC-PI, a entidade sempre esteve atuante em prol da prevenção ao câncer. Ela explica, ainda, que no mês de fevereiro a atenção se volta ao combate à leucemia. “É um esforço coletivo, que precisa ser visto e impulsionado por toda a sociedade. Apresentar à população os principais sinais e caminhos a percorrer, quando diagnosticado com a doença, faz parte do nosso propósito. Cuidamos para preservar a vida”, expressa.

A presidente também complementa reforçando que, após confirmada a doença, é imprescindível seguir à risca o tratamento adequado, que sempre é a quimioterapia. "Atualmente, elas são bem mais direcionadas. Há possibilidade de radioterapia, quimioterapia intratecal ou o transplante de medula óssea. Tudo isso vai depender do quadro do paciente”, finaliza.

Diagnosticar é o principal caminho para combater eficientemente a leucemia. A RFCC-PI compreende seu papel frente à sociedade e deixa o alerta para que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes dos sinais e importância da visita regular ao médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES