Rio de Janeiro se torna primeira Capital Mundial da Arquitetura

Reconhecimento da Unesco reforça a projeção internacional da Cidade Maravilhosa, que sediará Congresso Mundial de Arquitetos em 2020

Rio de Janeiro e sua mistura de arquitetura, mar e cultura | Paulo Vitor/Prefeitura do Rio de Janeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como terra do carnaval e do Cristo Redentor, acaba de acrescentar mais um adjetivo à sua extensa lista de atributos turísticos. Na última sexta-feira (18), em Paris, a Unesco anunciou a oficialização do município como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. O título credencia o Rio a sediar, em julho de 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Maior fórum global do gênero, o evento será realizado pela primeira vez no Brasil. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que o reconhecimento impulsiona o trabalho de promoção da cidade no exterior. “O Rio de Janeiro é uma das principais portas de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil, e eventos como este, somados aos inúmeros atrativos da cidade, contribuem para a consolidação do Rio como um grande polo do receptivo internacional no Brasil”, avalia.

O título realça o valor arquitetônico da cidade, repleta de construções coloniais e de obras de mestres como Oscar Niemeyer. O prefeito Marcelo Crivella observa que a decisão da Unesco favorece a preservação de patrimônios. “Além da visibilidade internacional, teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico”, vislumbra.

A expectativa é que, com o Congresso, o Rio busque modelos urbanísticos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para o governador Wilson Witzel, o título estimula o uso de áreas públicas como plataforma de inclusão. “Foi recebido com muita felicidade, mas também nos traz a responsabilidade de trabalhar arduamente, com as outras esferas administrativas, para ajudar a desenvolver o Rio de Janeiro, tornando-o mais inclusivo para os seus cidadãos”, aponta.

A Prefeitura Municipal adota ações neste sentido, a exemplo do Programa Rio Conecta. O plano prevê intervenções urbanas para requalificar áreas com grande fluxo de pessoas, em especial o entorno de estações de transporte. O objetivo é criar melhores condições para quem caminha e facilitar a conexão entre pedestres e os diversos modais de transporte público, reduzindo o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de dióxido de carbono.

Outra iniciativa foi a revisão do Código de Obras e Edificações do Rio. Além de proporcionar mais liberdade para que construtores definam o layout e o desenho de apartamentos, a nova legislação envolve medidas sustentáveis, como a obrigatoriedade da oferta de bicicletários e a redução do número de vagas de veículos nos prédios. A lei também permite jardins nos telhados e elementos de proteção solar nas varandas, o que diminui a carga térmica e, portanto, a necessidade de ar-condicionado.

SOBRE O EVENTO - O 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai ser realizado entre 19 e 26 de julho de 2020, com atividades em diversos locais do Rio. Entre eles, o Palácio Gustavo Capanema, que deverá receber exposições e palestras. A previsão é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos do segmento de vários países visitem o município durante o evento, que ocorre a cada três anos. A partir da edição carioca, a cidade que sediar o encontro também ostentará o título de capital da arquitetura. (Por André Martins, com informações do Governo do Estado do RJ e da Prefeitura do Rio de Janeiro)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES