Rio Longá em Esperantina segue acima da cota de inundação, diz CPRM

A cota atual na estação é de 7,96 m, 56 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas manter-se estável

Rio Longá em Esperantina segue acima da cota de inundação, diz CPRM | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste domingo, 13 de março, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou um novo boletim informando que, devido às chuvas intensas registradas nos últimos dias foi observada a elevação do nível dos rios na bacia do Parnaíba.

O  nível em Esperantina chegou ao máximo às 11:30 de sábado (12), com o valor de 8,12 m e começou a entrar em recessão logo em seguida. A cota atual na estação é de 7,96 m, 56 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas manter-se estável e ficar em valores em torno de 7,95 m, ainda acima da cota de inundação. 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,08 m, superando em 38 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,07 m, continuando em cota de alerta.

Cheia do Rio Longá em Esperantina - Foto: Reprodução/Revista AZ  

Os rios que passam nas cidades de Luzilândia e Barras encontram-se nesse momento em situação de alerta e o rio Longá em Esperantina superou a cota de inundação na noite da última sexta-feira (11), com isso, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda dos afetados em Esperantina e dos possíveis afetados em Barras e Luzilândia.

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,00 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue, nas próximas 8 horas, em torno de 3,53 m, permanecendo situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,32 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista a elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,44 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,29 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,21 m, 21 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 49 cm abaixo da cota de inundação.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 3,79 m, em situação de normalidade.  É  prevista a manutenção do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,84 m, continuando em situação de normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES